Cerca de 100 pessoas estão trabalhando para resgatar um homem de um dos mais complexos sistemas de cavernas do Reino Unido. O espeleólogo, profissional que estuda as cavernas, está ferido e preso no subsolo há três dias no País de Gales.
O resgate é liderado pela equipe que auxiliou na busca e no salvamento de 12 jogadores de futebol tailandeses e seu treinador, em julho de 2018.
As equipes estão trabalhando em turnos de 12 horas, de acordo com o Daily Mail. O homem machucou as costas em uma queda que o deixou preso a 300 metros abaixo das montanhas de Brecon Beacons, no sábado (6).
Um companheiro conseguiu notificar a polícia, que chamou socorristas especializados no mesmo dia. O tabloide inglês relata que o sistema de cavernas tem quase 60 quilômetros de comprimento, o que o torna o terceiro mais longo da Grã-Bretanha.
O homem já recebeu tratamento médico no subsolo e outros espeleólogos estiveram nas proximidades para auxiliar no plano de resgate. Um deles disse ao jornal inglês que provavelmente demorarão dez vezes mais tempo para retirá-lo do local do que ele levou para chegar até lá.
"Se ele chegou em 3 horas, vamos ter que trabalhar pelo menos por 30 horas", afirmou. De acordo com a Natural Resources Wales, há riachos subterrâneos e cachoeiras nestas cavernas, que foram descobertas em 1946. Para acessá-la, é preciso ter uma licença do clube de espeleologia.
Fonte: UOL