Garrafa PET congelada explode e assusta morador; assista flagrante

Autor: Da Redação,
terça-feira, 18/06/2024
A garrafa atingiu uma parede após a explosão

Uma situação chocante foi registrada após um morador de Brasília tirar uma garrafa PET do congelador. O objeto foi colocado sobre uma bancada e, pouco tempo depois, explodiu. O circuito de monitoramento do imóvel flagrou o fato. (Assista abaixo)

Por meio do vídeo, é possível perceber que a garrafa está na bancada da cozinha e, após um certo tempo, explode. Ocorre uma explosão considerada intensa, uma vez que provocou um barulho muito alto. 

- LEIA MAIS: Por qual motivo avião 'deu cambalhota' durante pouso no PR? Entenda

Assista:

TnOnline TV
 

Mas, afinal, por que houve a explosão?

O professor de Física da Universidade Católica de Brasília, Caio Costa, explicou que isso ocorreu devido a um processo físico, de solidificação (quando há mudança do estado líquido para o estado sólido). 

"Quando a água sai do estado líquido para o estado sólido ela diminui a sua densidade e aumenta o volume. Com o passar do tempo, o volume vai aumentando e existe uma força muito alta dentro do recipiente que consegue explodir a garrafa", disse o professor ao G1. 

O físico formado pela Universidade de Brasília (UnB), Emanuel Brandão, resume as etapas do processo. Conforme o especialista, por conta da estrutura molecular e das ligações da água, ela expande ao ser congelada. Com a formação dos cristais de gelo, uma estrutura rígida ocupa o lugar que antes era do líquido. Então, uma pressão interna forte surge no recipiente e pode danificá-lo ou causar uma explosão.

Ainda segundo Emanuel, o fenômeno pode ocorrer com outros materiais também. "A estrutura destas [garrafas PET] é mais deformável do que a de garrafas de vidro. Mas, apesar disso, ainda podem ocorrer explosões utilizando garrafas de plástico", explica. 

Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

O físico ainda aponta que a explosão pode ocorrer com qualquer líquido congelado, no entanto, o gás potencializa o fenômeno, como é o caso do refrigerante. "Em geral, qualquer líquido que contenha água está sujeito a esse tipo de ocorrência, somado a isso, líquidos que também contenham gás carbônico (CO2) como cervejas, refrigerantes e outros possuem mais propensão devido à tentativa de escape desse gás", diz Brandão.

Com informações do G1.