A meteorologia norte-americana divulgou um alerta de frio extremo nesta semana e, por conta do fenômeno, pessoas podem congelar nas ruas. A onda polar que atingiu o país se originou na Sibéria, província russa que abrange a maior parte da Ásia Setentrional, e impressionou até os mais experientes meteorologista.
Mais de 1.800 voos foram cancelados nessa quinta-feira (22) por conta da tempestade de inverno. Devido às temperaturas negativas, ao menos cinco estados, como Kentucky, Missouri, Oklahoma, Geórgia e Carolina do Norte, anunciaram estado de emergência e é possível que mais áreas façam o mesmo.
Leia também: Desastres naturais deixam 48 cidades em estado de emergência
O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) divulgou um alerta a respeito das temperaturas e imagens de nevascas que ocorreram em uma estrada entre Colorado e Wyoming, onde os valores despencaram para 40ºC negativos. “As pessoas expostas ao frio extremo estão suscetíveis ao congelamento em questão de minutos”, advertiu o serviço de meteorologia. “As áreas mais propensas ao congelamento são a pele desprotegida e as extremidades, como mãos e pés. A hipotermia é outra ameaça durante o frio extremo”.
Dangerous wind chills beginning late Wednesday night will fall to 30 to 40 below zero by Thursday morning. These conditions will cause hypothermia and frostbite to exposed skin in as little as 10 minutes. #kswx pic.twitter.com/eFE3PcABPF
— NWS Dodge City (@NWSDodgeCity) December 21, 2022
Em uma coletiva de imprensa, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a nevasca que atinge o país é intensa. "Isto não é como um dia de neve quando você era criança", disse.
"Isto é algo sério", concluiu o mandatário.
Os meteorologistas antecipam que a tormenta vai se transformar rapidamente no que se conhece como um “ciclone bomba” congelante, quando a pressão cai 24hPa em ao menos em 24 horase uma massa de ar frio se encontra com outra de ar quente.
Video from the dash cam of a Wyoming Highway Trooper shows just how bad the visibility was on the road yesterday. https://t.co/rNZKze2Xcm pic.twitter.com/jBjn35jzaA
— FOX 12 Oregon (@fox12oregon) December 22, 2022
As informações são do MetSul. Disponível em: https://metsul.com/meteorologia-dos-eua-pessoas-podem-congelar-na-rua-em-minutos/