Frente fria causa novos temporais no RS e estragos já são registrados

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 17/06/2024
Em São Luiz Gonzaga, 400 pessoas ficaram desalojadas, uma ferida e cerca de 15 mil foram afetadas

A formação e o deslocamento de duas frentes frias na região Sul do país intensifica a instabilidade no Rio Grande do Sul ao longo dos próximos dias. Nuvens carregadas se espalham pelo território gaúcho, e em parte de Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de chuva moderada a forte. Os temporais serão acompanhados de raios e vento forte, com estimativa de rajadas de vento na faixa de 60 a 80 km/h.

As chuvas intensas serão registradas em todas as regiões do RS, principalmente entre o domingo (16) e a segunda-feira (17). No entanto, conforme previsão do Climatempo, não se descartam rajadas de vento mais intensas, entre 80 a 90 km/h nas áreas de Serra.

📰 LEIA MAIS: Portal diz que só 9,5% dos garimpos de ouro estão dentro da legalidade

A instabilidade chegou no estado no sábado (15) e há indicativos de chuva expressiva até a próxima quarta-feira (19), com acumulados entre 200mm e 300mm no centro-norte e no noroeste do RS e no centro-sul do estado de SC. A previsão, inclusive, abrange a Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales do Sinos, Jacuí e Caí e em trechos de serra e planalto. Para as demais localidades do RS e centro leste e oeste de SC, a previsão de acumulados de chuva na faixa entre 80mm e 150mm.

Até a manhã desta segunda, 19 municípios gaúchos reportaram à Defesa Civil danos em virtude de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra durante o final de semana. Em São Luiz Gonzaga, 400 pessoas ficaram desalojadas, uma ferida e cerca de 15 mil foram afetadas. Na noite de domingo, o estado já recebeu a primeira carga de itens de ajuda humanitária para ser entregue às vítimas.

Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

No distrito de Barra do Ouro, em Maquiné, 2 mil pessoas ficaram ilhadas. Em Dom Pedro de Alcântara ocorreu um movimento de massa que ocasionou o desmoronamento de uma comunidade religiosa, sem registro de feridos, com somente danos materiais.

Deslizamento de terra

Dois deslizamentos de terra também foram registrados e provocaram interdições na BR-116, em Caxias do Sul, neste domingo (16). O solo encharcado elevou o risco de novos desmoronamentos na Serra, exigindo atenção redobrada dos motoristas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o primeiro deslizamento ocorreu no km 167 da rodovia, próximo à Vila Cristina. A pista foi totalmente interditada em ambas as direções, sem previsão de liberação. Como medida preventiva, o trânsito está bloqueado entre o km 160, em Galópolis, e o km 170, em Vila Cristina.

No trecho entre Caxias do Sul e São Marcos, no km 127, a pista está parcialmente obstruída. A PRF sinalizou o local com cones e a via funcionará em meia pista até a remoção dos detritos pela empresa responsável.

Fonte: com informações do portal Terra e Correio do Povo.