No último dia 16 de agosto, dois filhotes de mico-leão-preto nasceram em um Zoológico de São Paulo (SP). O animal, atualmente, está em extinção e existe somente no estado de SP.
Essa espécie chegou a ser considerada extinta por cerca de seis décadas. No ano de 1970, ela foi vista no Parque Estadual Morro do Diabo por cientistas, onde então, teve início o processo de preservação. A partir daí, o animal é símbolo de proteção da fauna de São Paulo.
Os micos nasceram em uma parte interna e restrita do zoológico, que é uma das poucas fundações capazes de reproduzir a espécie em cativeiro, chamada de "Micário". Esta área é especialmente dedicada para a reprodução de três das quatro espécies de micos-leões que existem: mico-leão-preto, mico-leão-da-cara-dourada e mico-leão-dourado.
"Este espaço, construído exclusivamente para abrigar os micos, reflete o compromisso institucional no desenvolvimento de estratégias para a manutenção de espécies geneticamente viáveis para futuros programas de reintrodução e reforço das populações na natureza", informou o zoológico em nota.
Por conta da crescente e desordenada ocupação humana, o habitat do animal foi reduzida e a reprodução em cativeiro é um dos planos adotados para garantir a conservação e proteção da espécie.
Com informações; G1.