Tribuna do Norte Online

Filho do poeta paranaense Paulo Leminski é encontrado morando na rua

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 28/03/2025
Cantor, compositor e professor de música, ele perdeu o trabalho no fim do ano passado e foi despejado da casa onde morava na Lapa, no Rio de Janeiro Cantor, compositor e professor de música, ele perdeu o trabalho no fim do ano passado e foi despejado da casa onde morava na Lapa, no Rio de Janeiro

O músico Paulo Leminski Neto, que só descobriu aos 32 anos ser filho do poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989) — homenageado na 23ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), entre 30 de julho e 3 de agosto —, iniciou uma campanha na internet para conseguir um abrigo para ele e a esposa. Cantor, compositor e professor de música, ele perdeu o trabalho no fim do ano passado e foi despejado da casa onde morava na Lapa, no Rio de Janeiro, por não conseguir pagar o aluguel. Desde então, o casal vive na rua há quatro meses.

📰 LEIA MAIS: Sorveteria destruída por enxurrada foi inaugurada há uma semana

A situação veio a público na quinta-feira (28), após uma reportagem do site Farofafá relatar um incidente ocorrido uma semana antes. Na ocasião, Paulo e sua companheira, a figurinista Claudia Tonelli, vendiam desenhos na Praça São Salvador, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, quando ela foi atacada na saída de um banheiro. Um homem a golpeou na testa e tentou estuprá-la. Uma pessoa que passava pelo local viu a cena, chamou a polícia, e o agressor foi preso em flagrante.

📲 Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp

Ferida, Claudia recebeu atendimento no Hospital Miguel Couto. Durante sua recuperação, o casal tem passado noites em um hotel na Lapa com a ajuda financeira de amigos. Segundo o Farofafá, ambos são pacientes de depressão em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Na noite de quinta-feira, Paulo publicou um desabafo em seu perfil no Instagram.

"Eu quero que o meu amor fique bem logo. Ela se colocou na minha frente e levou o soco, enquanto eu tentava afastar o agressor, não era pra ser assim. Nem a maldade das ruas vai nos separar. A Claudia é o amor da minha vida. Estou cuidando dela. Agradeço demais o amor, a solidariedade, a visão de todo mundo sobre a nossa situação, sem julgamentos", disse.

Ele também pediu ajuda para sair da situação de rua.

"Eu só quero que a Claudia se recupere, e ela está melhor, mas os traumas aparecem ao longo dos dias. Um quarto barato de pernoite aqui e acolá. Vamos traçando nossos planos, o tempo é curto. Quem sabe correremos para as montanhas. Claudia Leminski, te amo mais que tudo! Ainda precisamos muito de um impulso, uma ajuda. Chave da solidariedade: 21 97743-4031", desabafou.

Segundo O Globo, antes de se tornar Paulo Leminski Neto, ele era conhecido como Luciano da Costa, ou Lucky Luciano, e foi vocalista das bandas X-Rated e do projeto Metalmania, do guitarrista Robertinho de Recife. Ele só descobriu sua verdadeira origem em 2001, com o lançamento do livro O bandido que sabia latim, de Toninho Vaz, que revelou que Leminski o havia registrado como filho. Com o documento, conseguiu anular uma segunda certidão de nascimento, emitida em 1976, quando sua mãe, Nevair Maria de Souza, ex-mulher do poeta, e seu padrasto o registraram novamente para matriculá-lo na escola.