"Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa"... A música da cantora Joelma "Voando pro Pará" viralizou nas redes sociais e tornou o prato "tacacá" a comida mais pesquisada no Google em 2023. Tudo começou quando o cantor Christian Chávez, da banda mexicana RBD, brincou com o trecho da canção durante um show realizado no Rio de Janeiro, no último dia 10 de novembro. A letra acabou cativando o público.
Apesar de ter se tornado até mesmo trend no TikTok e, por mais que seja um prato bastante conhecido no norte do país, nem todo brasileiro conhece a comida citada. O "tacacá" tem origem indígena e é um prato típico da região amazônica, mas principalmente no Pará. A comida também é muito apreciada nos estados vizinhos como Acre, Amazonas e Rondônia.
- LEIA MAIS: RBD homenageia Marília Mendonça durante último show no Brasil; veja
O "tacacá" é uma espécie de sopa feita de tucupi, um líquido extraído da mandioca, goma de tapioca, camarão seco e jambu, uma planta que dá um efeito de dormência na boca. Os temperos variam de acordo com o estado, mas o que não muda é o amor dos nortistas pelo prato. É servido bem quente em uma cuia e, ao pedir o seu, você pode ter suas preferências como "sem goma, por favor", "muito jambu", "menos caldo".
No Pará, há o costume de usar um palito de madeira para espetar o camarão e enrolar a folha. Para tomar o resto do caldo, o melhor é só beber diretamente da cuia.