Uma jovem, de apenas 20, anos morreu vítima do novo coronavírus na última quarta-feira (8). Giulia Lima Bertelli precisou ficar internada no Hospital das Clínicas, entretanto, não resistiu à doença. O caso foi registrado em Itajubá, Minas Gerais.
A instituição de ensino em que Giulia estudava, Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT), interrompeu as aulas presenciais por conta de um surto de Covid-19. Alguns estudantes participaram de uma festa clandestina no dia 12 de agosto e isso poderia impulsionar registros da doença na FMIT.
A instituição tomou conhecimento da festividade após aumento de casos positivos para a Covid-19 entre os dias 20 e 21 de agosto.
A faculdade chegou a publicar uma nota de repúdio em relação à atitude dos alunos: “A instituição deixa claro que não compactua com este comportamento inadequado e irresponsável dos envolvidos, sendo um péssimo exemplo que coloca em descrédito as medidas de segurança e prevenção à COVID-19 e também a imagem da IES e por este motivo, abriu uma sindicância para apurar os fatos ocorridos e assim tomar as medidas cabíveis e puníveis”.
Entretanto, não se pode afirmar que a aluna contraiu a doença na festa. A faculdade publicou a seguinte nota a respeito do caso: “Como os demais colegas, a estudante realizou o teste, que deu resultado negativo, porém, com os sintomas em evolução, a jovem foi hospitalizada e seu estado se agravou nos últimos dias”.
A Faculdade de Medicina também publicou nas redes sociais uma nota de pesar lamentando a morte da aluna: “Aos amigos de classe, lamentamos pela perda da colega que entre o convívio acadêmico trouxe a todos bons momentos que serão recordados com eterna saudade. Pedimos a Deus que conforte pais, familiares e amigos neste momento de luto”.