Especialistas revelam segredo para queimar mais calorias na caminhada

Autor: Da Redação,
terça-feira, 18/06/2024
Muitas pessoas não têm noção do impacto que a caminhada pode ter

Por ser um exercício que não exige tanto esforço físico quanto outras práticas, muitas pessoas não têm noção do impacto que a caminhada pode ter no condicionamento físico. De acordo com uma nova pesquisa, se os passos forem irregulares, eles podem ajudar ainda mais na perda de peso.

📰- LEIA MAIS: Maisa é a nova contratada da Globo e irá estrear como vilã em novela

O estudo da Universidade de Massachusetts Amherst, que analisou os movimentos de 18 adultos saudáveis, descobriu que passos não uniformes podem queimar mais calorias por aumentarem o metabolismo. Os resultados da pesquisa mostraram que, para cada aumento de 1% na variabilidade dos passos, houve um aumento de 0,7% na energia utilizada.

“Acho que seria justo presumir que variações maiores e mais frequentes no comprimento da passada aumentariam sua taxa metabólica durante a caminhada”, disse o coautor do estudo Adam Grimmitt ao Daily Mail.

Passos irregulares durante a caminhada podem aumentar a perda de peso

Os participantes do estudo tinham 24 anos e pesavam cerca de 70 quilos. A análise foi feita enquanto os 18 adultos caminhavam regularmente durante 5 minutos em uma esteira e depois mais 5 minutos com passos irregulares.

📲Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Os pesquisadores pediam aos participantes para darem passos entre 5% e 10% mais curtos ou mais longos do que o seu passo normal para medirem os níveis de dióxido de carbono.

De acordo com a equipe, um aumento de 2,7% na variabilidade do comprimento do passo pode aumentar o metabolismo em 1,7%.“A variabilidade do comprimento do passo desempenha um papel modesto, embora significativo, no custo metabólico da caminhada”, declararam os investigadores.

Os estudiosos também acreditam que a descoberta pode ser ainda mais benéfica para os idosos. No entanto, apesar dos resultados promissores, são necessários mais estudos sobre a variabilidade dos passos durante a caminhada.

Fonte: Metrópoles