Nesta segunda-feira (09), equipes de limpeza e conservação do governo federal estão empenhados em uma jornada de trabalho pesado para limpar e organizar os itens do Palácio do Planalto, que estão em destroços após a invasão do prédio neste domingo (08).
No período da manhã, os trabalhadores recolhiam estilhaços de vidros, pedaços de cadeiras, extintores e mangueiras de incêndio que estão espalhados por toda parte. Uma equipe também trabalha na limpeza do espelho d'água, retirando todos os objetos que foram jogados no espaço.
LEIA MAIS: Ônibus com manifestantes de Apucarana estão apreendidos em Brasília
Antes da limpeza ser iniciada, o Palácio do Planalto passou por extensas e minuciosas vistorias de integrantes do governo. Conforme informações, haviam vestígios de sangue, fezes e urina por diversos locais do prédio.
Vídeos que circulam nas redes socias evidenciam o pesado trabalho que as equipes de limpeza estão precisando colocar em prática nesta segunda-feira (09), após a destruição causada pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Um trabalhador foi filmado enquanto retirava cadeiras de dentro do espelho d'água. O vídeo foi publicado no Instagram do site de notícias UOL, veja a seguir:
Além desse registro, outras imagens estão sendo compartilhadas na internet. Assista:
Equipes de limpeza terão dia de trabalho pesado no Palácio do Planalto, mostra @reporteredilene pic.twitter.com/CNXbBYxQ6F
— Itatiaia (@itatiaia) January 9, 2023
a limpeza no planalto já está sendo feita após o vandalismo da extrema direita pic.twitter.com/ZD7af2XyDs
— Marina Mamede (@euMarinaMamede) January 9, 2023
Segue a limpeza das salas destruídas do Planalto após atos golpistas. Há relatos de vestígios de sangue, fezes e urina.#UOLemBrasília pic.twitter.com/I8W5nimnbM
— Lucas Borges Teixeira (@lucasbteixeira) January 9, 2023
🇧🇷 Enquanto isso, os funcionários públicos começam a fazer a limpeza no Palácio do Planalto. pic.twitter.com/nRUtZeOy6q
— Central da Política (@centralpolitcs) January 9, 2023