Neste dia 21 de setembro marcado como uma data que procura a construção de mobilizações para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, conscientização da luta anticapacitista e celebração destes movimentos.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/ em 2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Mas por que 21 de setembro?:
A data foi escolhida pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o 3 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O objetivo da ONU é que todos os países membros comemorem a data, gerando conscientização, compromisso e ações que promovam os direitos das pessoas com deficiência
- LEIA MAIS: PR reforça áreas verdes com plantio de 8,5 milhões de mudas desde 2019
Quais são os direitos das pessoas com deficiência?:
É assegurado a essas pessoas: nas repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos, atendimento prioritário por meio de serviços individualizados que lhe assegure tratamento diferenciado e atendimento imediato; Prioridade de atendimento nas instituições financeiras.
Além deste marco, qual outra comemoração é realizada em 21 de setembro?:
Neste dia também é comemorado o Dia da Árvore no Brasil. Que tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Ainda em 21 de setembro, também é comemorado o Dia Internacional da Paz, quando é celebrada a não violência e a paz mundial entre as nações.
Em 2001, a ONU, definiu o Dia Internacional da Paz de acordo com a data em que ocorre a abertura das sessões da Assembleia Geral da instituição, evento que tem como principal objetivo lembrar aos representantes dos países participantes, sobre a importância da paz. Como parte integrante deste ato, lançou a resolução 55/282, estabelecendo que todas as nações devem prezar e comemorar a paz, buscando garantir a sua constante manutenção, seja internamente ou internacionalmente. Nesta dia especial é sugerido aos países membros um ato de cessar-fogo e pacto pela não violência.
Além de todos os marcos comentados acima, também há o Dia de Conscientização da Doença de Alzheimer, onde são realizadas campanhas nesta data para abordar mais sobre o assunto e alertar a população a estar consciente sobre a doença.