Cuba: morre Camilo, filho mais velho do guerrilheiro Che Guevara

Autor: Da Redação,
terça-feira, 30/08/2022
Camilo tinha 60 anos e sofreu um derrame

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, divulgou em suas redes sociais a informação de que o filho mais velho do guerrilheiro Che Guevara, Camilo Guevara, de 60 anos, morreu. De acordo com a emissora pan-arabista Al Mayadeen, o homem sofreu um derrame durante uma viagem à Venezuela.

"Com profundo pesar nos despedimos de Camilo, filho de Che e promotor de suas ideias, como diretor do Centro Che, que preserva parte do extraordinário legado de seu pai. Abraços para sua mãe, Aleida, sua viúva e filhas, e toda a família Guevara March", escreveu o presidente na publicação. 

Con profundo dolor decimos adiós a Camilo, hijo del Che y promotor de sus ideas, como directivo del Centro Che, que conserva parte del extraordinario legado de su padre. Abrazos a su madre, Aleida, a su viuda e hijas y a toda la familia Guevara March. pic.twitter.com/n7PaAVbmC2

— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) August 30, 2022

De acordo com a imprensa local, Camilo Guevara mantinha um relacionamento com Suylén Milanés, falecida recentemente, com quem teve uma filha, Camila.

Em 1997, Camilo veio ao Brasil pela primeira vez para receber homenagens pelo 30º aniversário de morte do pai. Apesar da ocasião, o jornal Folha de São Paulo noticiou que ele estava "irritado" durante a visita.

Na ocasião, Camilo evitou citar a figura paterna. "Eu só vim aqui receber uma medalha, que aliás nem está em meu nome", comentou. Ele se recusou a admitir que o fato de ser filho do mais famoso guerrilheiro do século o torna alvo de interesse.

Com informações do UOL.