Copa América trouxe nova variante da Covid-19 para o Brasil

Autor: Da Redação,
terça-feira, 13/07/2021
Copa América trouxe nova variante da Covid-19 para o Brasil

De acordo com o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, a realização da Copa América no Brasil acarretou em uma nova variante no país. No Mato Grosso, foram colhidas amostras de testes de duas pessoas e o resultado apontou a presença da nova cepa B.1.621

Segundo o instituto, a nova cepa encontrada é originária da Colômbia, mas já chegou no Caribe, nos estados Unidos e em algumas regiões da Europa. Variantes de interesse, como a B.1.621, são aquelas mutações que precisam ser acompanhadas mas que, até o momento, não trouxeram indicação de desenvolverem formas mais letais ou contagiosas da doença. Há ainda as variantes de preocupação, como a Delta, que têm essas características.

Os diagnósticos vieram de um colombiano e um equatoriano, justamente os países que se enfrentaram na Arena Pantanal, em Cuiabá, no início da Copa América, no dia 13 de junho. 

De acordo com os dados divulgados pela Conmebol no dia 24 de junho, cerca de 166 pessoas que tinham ligação com a competição contraíram à doença. 

Conforme especialistas, a chegada de uma nova variante em solo brasileiro era esperada, uma vez que o país acolheu jogadores, comissão e pessoas ligadas a organização do evento no país. Este foi um dos motivos que levou a realização da competição no Brasil ser tão criticada.