Saiu esta semana o ranking dos países mais felizes do mundo. O Relatório Mundial de Felicidade para 2021 foca nos efeitos da pandemia e na superação das pessoas, sobre como elas classificam suas vidas de uma forma geral. O Brasil aparece em 41º, lugar, atrás do Japão.
O relatório, divulgado pelo The New York Times, também avalia como governos no mundo reagiram e administraram o problema.
O Relatório da Felicidade Mundial, feito pela empresa de pesquisas Gallup, entrevistou mais de 350 mil pessoas em 95 países.
As classificações não são baseadas em fatores como renda ou expectativa de vida, mas em como as pessoas avaliam sua própria felicidade em uma escala de 10 pontos.
“Acreditamos que essas avaliações subjetivas ou autopercebidas são uma maneira mais confiável de dizer como a vida é boa”, disse Shun Wang, professor da Escola KDI de Políticas Públicas e Gestão na Coréia do Sul e um dos autores do relatório .
Primeiro lugar
A Finlândia ficou em primeiro na lista anual alimentada por dados da Gallup World Poll. É o quarto ano seguido que o país da Europa lidera a listados países mais felizes do mundo.
Na sequência aparecem Islândia, Dinamarca, Suíça e Holanda em 2º, 3º, 4º e 5º lugares, respectivamente.
Historicamente, países nórdicos têm alta classificação no relatório de felicidade pelo suporte que as pessoas recebem dos governos.
Assistência médica sem custo, educação gratuita, baixas taxas de crimes, licença parental estendida, são alguns dos pontos altos de viver nesses países.
20 países mais felizes do mundo:
- Finlândia
- Islândia
- Dinamarca
- Suíça
- Holanda
- Suécia
- Alemanha
- Noruega
- Nova Zelândia
- Áustria
- Israel
- Austrália
- Irlanda
- EUA
- Canadá
- República Tcheca
- Bélgica
- Reino Unido
- Taiwan
- França