Os planos de negócios escaláveis possuem características específicas que os tornam desejados pela grande maioria dos empresários mundo afora.
Diante disso, as empresas tradicionais e um tanto quanto ainda arcaicas, estão perdendo espaço de mercado.
Então, se está buscando entender como funciona um modelo empresarial escalável e como inserir esse conceito dentro da sua empresa, leia o conteúdo a seguir!
O que é um negócio escalável?
A escalabilidade é a capacidade de expansão das operações de forma estratégica, eficiente e sustentável, elevando assim a produtividade e competitividade, sem perder a qualidade e sem aumentar os gastos na mesma proporção.
Ou seja, escalar a produção e receita, a um custo baixo.
Claramente, dependendo do plano que a empresa está traçando, será necessário investir em talentos e tecnologia, mas esse recurso gasto deverá ser inferior aos lucros projetados.
O grande pulo do gato para fazer isso acontecer é utilizar o potencial máximo de todos os recursos que a empresa já possui.
As vantagens de um negócio escalável são padronização dos processos, aumento da produtividade, redução de custos operacionais, eficiência operacional, etc.
Como saber se o meu negócio é escalável?
Para saber se o seu negócio possui potencial para ser escalado, é necessário entender se ele engloba as principais características e particularidades da escalabilidade, como:
● Captar, processar e gerenciar assertivamente dados e informações do negócio.
● Entender se o seu produto ou serviço supre uma carência, ou lacuna do mercado no qual você atua e com isso, possui alto potencial de expansão.
● Modelo de negócio ampliável e replicável.
● Entregar um serviço ou produto que possui potencial para ser produzido em larga escala.
● Possuir eficiência operacional, por meio de processos assertivos e automatizados.
● Estabelecer uma cultura entre seus clientes internos e externos que torna nítido o objetivo e valores da empresa.
Como transformar o meu negócio em uma empresa escalável?
Se, diante das características apresentadas acima, você entendeu que a sua empresa não possui um plano de negócios escalável e gostaria, então, de transformá-la, basta seguir as dicas a seguir!
● Estruture um plano: estruture um plano detalhado de como o processo de escalabilidade será viável e lucrativo. Afinal, não adianta escalar e não lucrar, não é mesmo? Mas lembre-se de ajustar o plano inicial conforme o andamento do mercado e da economia, para não ficar obsoleto ou perder oportunidades.
● Troque volume por margem de lucro: está com a fábrica cheia e não tem mais espaço para colocar novas máquinas? Sem problemas. Entenda quais produtos geram uma margem de lucro maior e faça as modificações necessárias dentro da sua fábrica para priorizá-los. É uma decisão estratégica que não necessita de tanto capital, mas que possui um retorno excepcional.
● Dê autonomia aos seus funcionários: ao proporcionar autonomia aos seus funcionários, é possível que eles tomem decisões de forma mais rápida e com isso, agiliza a produção, e consequentemente, o faturamento.
● Terceirize alguns produtos ou serviços: considere a terceirização de algumas etapas que não influenciam de forma impactante no seu serviço ou produto principal.
● Otimize os processos por meio de tecnologia: invista em ferramentas e tecnologias que otimizem o tempo que seus funcionários utilizariam para realizar tarefas secundárias, e assim, consigam focar em atividades de maior importância.
● EXTRA: Entender que o processo de escalabilidade será repleto de desafios e que você terá que realizar tarefas das quais não é muito fã. Mas, – spoiler – vai valer a pena.
Exemplos de negócios escaláveis
Por mais que escalar um negócio demande tempo e superação de desafios, existem inúmeros exemplos de empresas mundiais que executaram o processo de escalabilidade de forma excepcional, como:
● Airbnb: Identificou uma lacuna no mercado que possuía muito potencial e demanda, e ofereceu um produto de hospedagem acessível, inovador, tecnológico e escalável. Com isso, tornou-se uma das maiores empresas de aluguel de imóveis temporários do mundo.
● Lojas virtuais e marketplaces: empresas de tecnologia são exemplos excelentes de escalabilidade, uma vez que possuem um produto facilmente replicável e conseguem atender um alto volume de consumidores. Em específico, as lojas virtuais e marketplaces conseguiram aplicar o conceito da escalabilidade de forma excepcional em seus planos de negócios e continuam a colher os frutos ano após ano.
Conclusão
Escalabilidade de um negócio é uma das formas mais assertivas para atingir um número maior de pessoas com o seu serviço ou produto, sem exagerar nos custos de produção.
Diante disso, se você entendeu que a sua empresa está pronta para avançar o passo inicial rumo à escalabilidade, mas não possui todos os recursos especificados no planejamento estratégico empresarial, não se preocupe!
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