O gato Xartrux foi a atração principal do Encontro de Gatos de Raças Exóticas que aconteceu neste domingo (19) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Candidato ao título de maior gato doméstico do mundo pelo livro de recordes Guinness World Records, o animal, que vive em Jaú, também no interior paulista, está com 12,8 quilos e tem 1,30 metro.
Durante o evento, o "gatinho" foi exibido junto com outros felinos de 15 aças exóticas e raras. Ele foi levado pela sua tutora, Márcia Oliveira, que mantém um perfil nas redes sociais sobre a rotina de cuidados de felinos. Xartrux conta com quase 30 mil seguidores e sua dona aproveita a oportunidade para mostrar fotos do animal em publicidades de joias e acessórios.
- LEIA MAIS: Jogador de futebol de 19 anos morre momentos antes de partida
Xartrux tem seis anos e é um maine coon, também conhecida como raça do "gato gigante". Ele é maior que a média de tamanho dos outros animais do seu tipo, que normalmente chegam a até 100 cm. O gato paulista ultrapassa os 1,23 metro de Stewie, que ganhou pela última vez o título do livro de recordes, em 2010, e morreu em 2013.
Márcia candidatou Xartrux ao título do Guinness World Records no início do ano e aguarda receber o resultado até junho deste ano. Ela contou ao g1 que, quando nasceu, o felino era menor que os outros da sua ninhada, mas, com o tempo, começou a se desenvolver acima do normal. Aos quatro meses, ela conta que Xartrux começou a ganhar suas primeiras competições.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Além do tamanho, o livro de recordes também premia gatos domésticos por critérios como “maior pelo”, “pulo mais longo gravado”, “maior rabo”, “maior e menor altura”. Apesar de não estar candidatado a essa categoria, Xartrux se destaca pelo peso, que tem aumentado nos últimos meses: à época da candidatura, ele pesava quase 3 kg a menos, com pouco mais de 10 kg.
Fonte: informações Metrópoles.