Um policial militar da Rota morreu na tarde dessa sexta-feira (2) depois de ser baleado por um criminoso durante um patrulhamento em Santos, litoral de São Paulo. A câmera corporal que a vítima, identificada como Samuel Wesley Cosmo, utilizava flagrou o momento do disparo. (Assista abaixo)
Por meio das imagens, é possível perceber que o policial realizava buscas acompanhado de outros dois agentes de segurança. Samuel está com a arma em punho e adentra na comunidade. Conforme a PM, a equipe realizava patrulhamento de rotina contra o tráfico de drogas.
Em certo momento, o militar entra em uma viela e é surpreendido por um criminoso, que efetuou um disparo de arma de fogo contra o rosto de Samuel. Segundo divulgado pelas autoridades, o tiro acertou o olho direito do agente, que foi socorrido e encaminhado para à Santa Casa de Santos.
- LEIA MAIS: Motociclista morre ao ter cabeça esmagada por carreta no Paraná
Por conta da gravidade do ferimento, o policial morreu na instituição de saúde.
No local da ocorrência, a polícia apreendeu um celular, um carregador de pistola e um estojo de munição 9mm. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídio de Santos.
Veja:
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lamentou a morte do militar e afirmou que medidas serão tomadas. "Identificaremos e prenderemos os responsáveis por atacar nossa polícia", disse.
Com muito pesar, recebi há pouco a notícia da morte do Soldado PM Samuel Wesley Cosmo, vítima da ação de criminosos durante patrulhamento em Santos. Identificaremos e prenderemos os responsáveis por atacar nossa polícia. Minha solidariedade a todos os familiares e amigos de…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) February 3, 2024
O secretário da Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, afirmou que se encontra na cidade da Baixada Santista. "Estou em Santos, onde iniciamos uma operação para localizar os criminosos que covardemente balearam o Sd (soldado) Cosmo, policial de Rota, durante incursão em região sob influência do crime", disse. "Daremos todo o apoio à família e não pouparemos esforços para que esse crime não fique impune".
Estou em Santos, onde iniciamos uma operação para localizar os criminosos que covardemente balearam o Sd Cosmo, policial de Rota, durante incursão em região sob influência do crime. Daremos todo o apoio à família e não pouparemos esforços para que esse crime não fique impune.
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) February 3, 2024