Recentemente, um guia turístico de 36 anos morreu depois ser atingido por uma descarga elétrica no topo da Pedra da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. A morte de Leilson Souza levantou diversas questões a respeito da queda de um raio. Por exemplo, é possível saber quando uma descarga irá cair? Segundo especialistas da área, sim!
O grupo de turistas que acompanhava Leilson no dia da fatalidade, domingo (19), afirmou que, antes da queda do raio, alguns sinais estranhos aconteceram.
O empresário Paulo Eduardo Santos conversou com a imprensa e revelou que algumas coisas fora do comum aconteceram momentos antes do acidente. "Dois colegas lá falaram que o cabelo deles estava arrepiado. Eu também senti meu dedo coçando bastante e, quando a gente se aproximou do topo, ouvimos um barulho de energia", relatou em uma entrevista ao Fantástico, da Rede Globo.
- LEIA MAIS: Raio atinge casa e provoca incêndio na zona oeste de Londrina; assista
O coordenador do grupo de eletricidade atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Osmar Pinto Júnior, afirma que essas sensações são normais. "Pouco antes de um raio cair no lugar, é criado um campo elétrico muito intenso na região e esse campo elétrico faz a pele formigar, faz os cabelos ficarem arrepiados. Quando acontece isso, a pessoa está na iminência de ser atingida por um raio".
Guia é atingido por raio
Um guia de turismo de 36 anos morreu depois de ser atingido por um raio na trilha da Pedra da Gávea, entre a Barra da Tijuca e São Conrado, no Rio de Janeiro.
A descarga elétrica atingiu o profissional, identificado como Leilson Souza, quando ele estava na região da Cadeirinha. Ele acompanhava um grupo até o alto da Pedra da Gávea — uma das trilhas mais difíceis do Rio — quando a chuva veio antes do previsto.
Uma turista do grupo, identificada como Karlla Conceição Araújo da Silva, de 26 anos, registrou o momento em que o raio cai e mata Leilson (assista abaixo). No registro, a mulher mostra a paisagem da região e é possível ver o guia (com mochila verde e boné preto) se afastando do grupo para uma das pontas da localidade Cadeirinha. Pouco tempo depois, um raio o atinge.
Os bombeiros precisaram do apoio de um helicóptero para conseguir remover o corpo de Leilson do local.
Assista: