Brasileiro sofre fraturas e perde visão ao pisar em mina na Ucrânia

Autor: Da Redação,
terça-feira, 09/04/2024
Fernando viajou para a Ucrânia em agosto de 2023

Um brasileiro que atua como voluntário na guerra da Ucrânia utilizou as redes sociais para pedir ajuda. Fernando Barroso de Macedo fraturou as duas pernas e perdeu a visão do olho esquerdo após pisar em um mina terrestre no dia 29 de março. Desde então, o soldado encontra-se internado. 

Por atuar na zona de combate, o brasileiro recebia um salário. No entanto, agora que saiu da linha de frente por conta da internação, o valor foi reduzido e ele precisa de ajuda financeira para arcar com os procedimentos médicos. 

"Infelizmente tive o azar de ser alvo dessa mina, mas numa guerra estamos sujeitos a tudo. [...] Como todos nós sabemos, nada cobre cem por cento. Devido não estar mais na área de combate, meu salário é reduzido 80%, por isso preciso dessa ajuda. Mais só de estar vivo são os planos de Deus", disse Fernando.

O rapaz, que é natural de Fortaleza, no Ceará, atuou por anos como sargento no Exército Brasileiro. De acordo com as informações do g1, Fernando viajou para a Ucrânia em agosto de 2023, assim que o tempo de serviço no Brasil chegou ao fim. 

- LEIA MAIS: Paranaense de 24 anos morre em combate na guerra da Ucrânia

Por meio das redes sociais, ele deu detalhes de como se feriu. "Na sexta-feira, dia 29, estava em combate no front, na região de Kherson, uma zona de muito conflito, quando acabei pisando numa mina terrestre. Meu pé direito ficou estraçalhado, mas devido o coturno e as meias ficaram segurando, tudo quebrado, fratura exposta. A perna esquerda foi atingida por um estilhaço. Só que o estilhaço maior da mina atingiu meu olho esquerdo, ocasionando a perda da visão. No direito também teve estilhaço, mas passei por uma cirurgia", relatou. 

Ele está internado em um hospital na cidade de Odessa e já passou por três cirurgias no pé direito, além de procedimentos nos olhos. No vídeo divulgado em sua rede social, o cearense aparece deitado em uma cama com o rosto machucado. 

"Ainda estou tentando me recuperar depois das cirurgias nos pés, direito e esquerdo, e no olho esquerdo. Acabei perdendo meu olho esquerdo, acabou entrando um pouco de estilhaço no direito, mas o médico conseguiu salvar. Mas só gratidão. [...] Tudo é novo, foi tudo muito rápido. Ainda estou naquele processo de aceitação, de entender", disse.