Brasileira de 19 anos é presa com cocaína na Indonésia; saiba mais

Autor: Da Redação,
sábado, 04/02/2023
Ela foi indiciada pela autoridades locais no dia 27 de janeiro

Uma brasileira, de 19 anos, foi presa com cocaína na Indonésia, país asiático que prevê pena de morte em caso de condenação. A jovem, identificada como Manuela Vitória de Araújo Farias, foi presa entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro no aeroporto de Bali. As autoridades locais a indiciaram por tráfico de drogas no dia 27 de janeiro. 

Uma equipe de reportagem do G1 conversou com o advogado da família, Davi Lira da Silva, que deu mais detalhes sobre o caso. De acordo com ele, Manuela embarcou em um aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina, e passou pelo Catar, país no Médio Oriente, antes de ir para a Indonésia. 

No entanto, ainda segundo a defesa, a prisão da jovem é um equívoco, já que ela teria sido enganada por uma organização criminosa catarinense e foi utilizada como "mula". 

Leia também: Homem que transportava 200 kg de droga morre em confronto com a PM

Davi informou que a organização a prometeu férias e aulas de surfe no país asiático. "Disseram que lá ela poderia orar nos templos para pedir a cura da mãe", complementou o defensor. Segundo Silva, a mãe dela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e está internada. "A família está muito preocupada por causa da pena capital", disse o advogado. No país asiático, ela é defendida por um defensor público.

A prisão de Manuela aconteceu após 3 quilos de cocaína serem encontrados em uma das bagagens que ela carregava.

O que diz o Itamaraty?

Através de uma nota, o Itamaraty afirmou que acompanha o caso. 

"O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Jacarta, tem conhecimento do caso e vem prestando a assistência consular cabível à nacional, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local".

Com informações do G1.