Brasil deve ser atingido por anticiclone até maio, diz Inmet

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 25/04/2024
O sistema impedirá a formação de nuvens e aumentará as temperaturas

Serviços meteorológicos alertaram sobre a chegada de um novo fenômeno que deve atuar em algumas regiões do Brasil. O sistema conhecido como anticiclone, ou zona de alta pressão, impactará diretamente os estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. 

De acordo com as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é uma massa de ar seco e quente, que agirá como uma barreira atmosférica. Por conta disso, haverá uma dificuldade na formação de nuvens, ou seja, a incidência de chuvas será menor. 

Além disso, as temperaturas devem aumentar devido à atuação do anticiclone. 

- LEIA MAIS: De novo? Nova onda de calor atinge o Centro-Sul do Brasil

Conforme Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, esse padrão climático já gera alertas de baixa umidade em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Prevê-se que o anticiclone se fortaleça nos próximos dias sobre Mato Grosso do Sul e Paraná, antes de migrar para o Sudeste entre o final de abril e início de maio.

Devido à sua natureza descendente, o anticiclone impede a ascensão do ar, dificultando a chegada de frentes frias e favorecendo a permanência do ar seco e quente.

Com informações do Metrópoles.