Bolsonaro deve antecipar viagem de volta ao Brasil

Autor: Da Redação,
terça-feira, 10/01/2023
Bolsonaro precisou ser internado em um hospital de Orlando, na Flórida, nessa segunda-feira (9), após sentir dores abdominais

O ex-presidente Jair Bolsonaro pode retornar ao Brasil antes do planejado. O ex-mandatário, que atualmente está nos Estados Unidos, entrou em contato com o comando bolsonarista ligado ao Partido Liberal (PL) para informar que, assim que superar a crise de obstrução intestinal, voltará ao seu país de origem. O plano do capitão reformado era de ficar pelo um mês no país norte-americano.

Bolsonaro, no entanto, foi convencido por seus filhos Eduardo e Flávio Bolsonaro de que, diante da invasão à Praça dos Três Poderes por bolsonaristas radicais, os riscos que ele corre ao permanecer no exterior passaram a ser maiores do que os que pode enfrentar voltando ao Brasil.

Leia mais: Bolsonaro sente dores abdominais e é internado em hospital do EUA

Flávio e Eduardo temem que o pai seja extraditado ou expulso dos Estados Unidos. Pelo menos cinco deputados do partido democrata americano se manifestaram nas redes sociais nos últimos dias defendendo a extradição do ex-presidente — medida que só pode ser discutida a partir de um pedido do governo ou da Justiça brasileira.

Inclusive, nessa segunda-feira (9), o senador Renan Calheiros (MDB) entregou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que Bolsonaro se apresente no país em 72 horas sob pena de ser preso. O ex-presidente não é investigado formalmente no inquérito das milícias digitais, aberto a partir do inquérito dos atos antidemocráticos.

O argumento dos filhos de Bolsonaro, apoiado por aliados do ex-presidente no PL, é de que ele não pode se arriscar a passar pelo constrangimento de retornar ao Brasil na condição de extraditado.

Em uma conversa com jornalistas da CNN, nessa segunda-feira, Bolsonaro afirmou que deve voltar ao Brasil para resolver seus problemas de saúde, visto que os médicos que sempre o atenderam a respeito da obstrução intestinal são daqui. 

- Após facada sofrida em Juiz de Fora/MG, fui submetido à 5 cirurgias. Desde a última, por por 2x tive aderências que me levaram à outros procedimentos médicos.
- Ontem nova aderência e baixa hospitalar em Orlando/USA.
- Grato pelas orações e mensagens de pronto restabelecimento. pic.twitter.com/u5JwG7UZnc

— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) January 10, 2023

As informações são do UOL.