Beber 2 cafés e 2 chás reduz risco de demência e derrame

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 18/11/2021
Beber 2 cafés e 2 chás reduz risco de demência e derrame

Um estudo feito pela Tianjin Medical University, da China, indica que tomar duas xícaras de café e duas de chá diariamente ajuda a reduzir em até um terço o risco de uma pessoas sofrer um derrame ou desenvolver demência. 

Segundo os pesquisadores, a ingestão de café sozinho ou em combinação com chá também está "ligado ao menor risco de demência pós-acidente vascular cerebral (AVC)". 

A análise contou com dados de saúde de 365.682 britânicos que se inscreveram na UK Biobank. O estudo durou mais de uma década e foi divulgado na terça-feira (16), na revista PLoS Medicine. 

Conforme os pesquisadores chineses, os participante tinham idades entre 50 e 74 anos e responderam um questionário sobre seus hábitos alimentares, fato que influencia na saúde. 

Os cientistas focaram na ingestão de bebidas quentes. 

Desta forma, a ingestão de duas a três xícaras de café e a mesma quantidade de chá por dia está atrelada a um risco 32% menor de derrame e 28% a menos de demência, comparado às pessoas que não têm o costume de consumir bebidas. 

“Essas descobertas destacam uma relação potencial benéfica entre o consumo de café e chá e o risco de acidente vascular cerebral, demência e demência pós-acidente vascular cerebral, embora a causalidade não possa ser inferida”, escreveram os pesquisadores no artigo, sugerindo que a relação mais clara seja para o consumo de várias bebidas quentes.