Bebê que usou embalagem de bolo como máscara de oxigênio deixa UTI

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 13/06/2024
O bebê apresentava um quadro de desconforto respiratório grave

Circulou nas redes sociais uma foto que exibe um bebê de apenas 3 meses utilizando uma embalagem de bolo como máscara de oxigênio no Hospital Municipal de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. De acordo com as informações da instituição, a criança deu entrada no último sábado (8) e, após alguns dias, ela deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta quinta-feira (13). 

Segundo o hospital, o bebê apresentava um quadro de desconforto respiratório grave, congestão nasal, febre, rinorreia, vômitos e diarreia. Devido aos sintomas, a equipe médica o diagnosticou com bronquiolite.

O menino segue internado na enfermaria, e vem apresentando melhora progressiva no padrão respiratório. 

- LEIA MAIS: Hospital usa embalagem de bolo como máscara de oxigênio em bebê

No sábado, a criança chegou ao hospital e, por conta da gravidade, necessitava de um leito de UTI. Como no momento não havia vaga, uma médica plantonista improvisou uma máscara de oxigênio com uma embalagem de bolo.

O paciente estava "clinicamente grave, mantendo quadro de desconforto respiratório e taquidispineia", segundo a nota.

O município informou que o hospital não é referência em urgência materno infantil e que a médica plantonista usou a embalagem de bolo para montar um leito semi-intensivo e atender a necessidade criança enquanto aguardava regulação para leito de UTI.

A médica que criou o aparelho junto com a equipe, Ellenn Salviano, explicou que a criança passou cerca de quatro horas com o equipamento, até a chegada de materiais emprestados de outro hospital da cidade.

Ellen lembra que ela e a equipe tinham improvisado diversos outros capacetes como o usado no bebê, principalmente no Samu. Em uma semana, a máscara do bebê em Santa Cruz foi a terceira feito por ela.

A mãe do bebê, Kadja Juliane, declarou que o menino tem um quadro delicado de saúde e estava muito debilitado.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

A criança tem hidrocefalia, usa uma bolsa de colostomia e também tem síndrome de Dandy-Walker, uma má formação no cérebro que pode causar problemas no desenvolvimento motor e aumento progressivo da cabeça.

Com informações do G1.