Uma aranha-armadeira foi capturada dentro de uma residência em Vitor Meireles, no no interior de Santa Catarina, segundo os Bombeiros Voluntários do município. O animal tinha cerca de 10 centímetros e foi devolvido para a natureza em uma área afastada e sem residências próximas.
De acordo com o biólogo Christian Raboch, essa espécie tem veneno mortal. Além disso, o animal pode saltar até 40 centímetros de distância quando se sente ameaçado.
-LEIA MAIS: Brasil recebe mais de 860 mil turistas estrangeiros em janeiro
O animal é do gênero Phoneutria e uma das aranhas mais venenosas do mundo, informou Raboch. Por ser comum em ambientes próximos de florestas, segundo o biólogo, o ideal é que proteções e isolantes sejam usadas em janelas e embaixo de portas.
Ao fazer o resgate do animal, o socorristas do município de Vitor Meireles divulgaram uma nota com os cuidados ao se fazer após ser picado pela aranha (leia abaixo).
Lave o local com água e sabão;
Procure um serviço médico urgente;
Mantenha o local da picada elevado;
Use uma compressa morna para aliviar a dor;
Se possível, faça foto da aranha para facilitar o processo de identificação.
Onde ligar
Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
Com informações do g1