Aplicativos motivam investimento de empresas

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 30/06/2021
Aplicativos motivam investimento de empresas

Os aplicativos (ou apps) são, cada dia mais, uma parte de nossas vidas. Nos celulares e em outros dispositivos móveis, estes aplicativos estão constantemente sendo instalados para servir aos nossos interesses e necessidades. Compreenda por que as empresas estão investindo tanto em apps.

A grande maioria das empresas da atualidade tem, a par com seu website regular, também aplicativos móveis que permitem realizar inúmeras atividades. Sites de moda, cassinos online e gestores financeiros investiram fortemente no mercado digital para verem seus aplicativos criados. Em muitos casos, como no 22Bet Brasil, por exemplo, esses aplicativos se adequam até a vários sistemas operativos, com Android e iOS. A preocupação das empresas internacionais e nacionais com a criação de aplicativos já havia sido prevista, já que a própria forma de interação social e cultural veio a modificar-se ao longo dos anos, antecipando a noção de que, em breve, o público consumidor se tornaria mais exigente quanto às formas de acesso às suas plataformas favoritas.

A evolução do mundo digital não é visível somente nos novos dispositivos e recursos utilizados mas também (e talvez mais até) na forma como a sociedade abarca as novas necessidades e baseia nelas o seu consumo.

Hoje, quando existe a busca por um produto e serviço, essa busca se baseia em fatores concretos, onde se inserem de forma direta as necessidades do público de cada empresa. Compreenda o que levou as empresas a investir tão profundamente nos aplicativos.


Motivações para a criação de apps

Muitas empresas tomaram a decisão de investir na criação de apps específicas para seus websites. Ainda que o investimento econômico desse tipo de aplicativo possa ser bastante elevado, o fato é que as empresas depressa compreenderam que, sem esse investimento de sua parte, seria bem complexo atingir o público e fidelizá-lo. As dinâmicas digitais habituaram as pessoas a alguns componentes que, no tempo, se tornaram essenciais: obter informações a qualquer hora, acesso aos websites em qualquer momento ou local, e encontrar os produtos e serviços desejados na hora são exemplos de necessidades intrínsecas ao século XXI.

Muito mais orientadas para o público do que antigamente, quando o enfoque era o produto, as empresas se viram forçadas a adotar estratégias orientadas para o consumidor, o que implicava apresentar serviços que chegassem com rapidez e através do celular aos seus públicos.

O digital e alguns elementos da criação de aplicativos

Além da sociedade, os recursos digitais também evoluíram, permitindo a adaptação das empresas brasileiras e internacionais às exigências crescentes do público. Os avanços da Inteligência Artificial, por exemplo, simplificaram bastante o processo de suporte ao cliente, permitindo uma automatização do processo, que leva vários websites – incluindo espaços de e-commerce, cassinos digitais ou casas de apostas esportivas online – a manter-se contactável por 7 dias semanais e 24 horas por dia. Atualmente, a necessidade do público pelo imediatismo e realismo começa também a ser atendida pela criação e sucessiva integração da Realidade Aumentada, cujos recursos estão, aos poucos, também a integrar os aplicativos para dispositivos móveis.