Aluno aparece em aula remota com foto de suástica

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 16/09/2021
Aluno aparece em aula remota com foto de suástica

Na quarta-feira (15), um estudante de Direito de uma universidade de São Paulo (SP) apareceu em sua aula remota com uma foto de uma suástica formada por seringas.

De acordo com o G1,  situação provocou indignação entre os colegas do 10º semestre do curso. O aluno foi identificado como Rafael. A imagem, segundo a reportagem, seria um protesto contra a vacinação obrigatória para os servidores públicos. Ele afirmou que estaria sendo vítima de nazismo.

Confira o diálogo divulgado pelo portal:

— Eu sou aluno, professor, escreveu o indivíduo, identificado apenas como Rafael, no chat do aplicativo de videochamadas.

— Tem um problema aqui relacionado à imagem que você está usando, que é a imagem da suástica, apontou Dallari.

— Suástica de seringas, especificou o estudante.

— Mas o símbolo da suástica não é um símbolo aceitável. Então, seria melhor você alterar isso aí, reiterou o professor.

— Nós, servidores públicos, fomos obrigados a tomar vacina nesta semana, explicou Rafael.

O professor pediu novamente para que o aluno remover a imagem do perfil. “Altera essa imagem para não trazer problema para ninguém”, disse.

Em nota enviada ao G1, a Universidade Presbiteriana Mackenzie declarou que repudia fortemente toda atitude de discriminação, não tolera protestos que ofendam pessoas ou grupos sociais e que abriu um processo disciplinar de apuração do caso “de maneira completa e exemplar, garantindo também o amplo direito de defesa. A partir dos resultados da averiguação, decidiremos as atitudes cabíveis, de acordo com o Código de Ética e regulamentos da Universidade”.

“Há 150 anos, o Mackenzie tem se identificado diante da população brasileira como instituição confessional cristã reformada, que defende o respeito entre todos os cidadãos, sem qualquer distinção, lutando pela convivência harmoniosa na sociedade, baseada na verdade, na justiça e no amor ao próximo”, completou.