O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a suspensão da rede social X (Ex-Twitter) em todo o Brasil em decisão divulgada na tarde desta sexta-feira (30)
-LEIA MAIS: Dois morrem em desabamento de telhado de santuário no Recife
Segundo informações do G1, o ministro também notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cortar a rede em todo território nacional em 24h.
Moraes impôs ainda multa de R$ 50 mil diária a qualquer pessoa ou empresa que use qualquer subterfúgio (como VPNs) para acessar o X, mesmo o site estando banido do país.
Moraes anunciou decisão sob o argumento de que a empresa não obedeceu a ordem dele de instituir um representante legal no país. Na quarta-feira (28), o ministro deu 24h para o X atender essa determinação. O prazo venceu às 20h07 desta quinta-feira (29) e não foi cumprido.
O X fechou o escritório no Brasil no dia 17 de agosto. O motivo alegado é que Alexandre de Moraes ameaçou prender a então representante legal da empresa no país. O X, do bilionário Elon Musk, vem desobedecendo determinações da Justiça de tirar do ar perfis com conteúdo golpista ou de ataque às instituições. O empresário vem fazendo ataques a Moraes nas redes sociais por conta das decisões do ministro brasileiro.