Além de enchente, cidade do RS enfrenta chuva de granizo; veja

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 23/05/2024
A região registrou chuva e teve granizo localizado em alguns bairros

Houve queda de granizo no final da tarde desta quarta-feira (22) em Pelotas, no Sul do RS. Imagens registradas por moradores mostram o granizo em bairros do município. Veja abaixo.

A região registrou chuva ao longo do dia e teve granizo localizado em alguns bairros, possibilidade que já era esperada por meteorologistas. Josélia Pegorim, da Climatempo, explica que as pedras de gelo são formadas nas partes mais altas das nuvens.

"São estas nuvens que estão se formando no Sul do RS hoje. Além da chuva forte, estas nuvens também podem provocar granizo", diz.

A instabilidade pode influenciar no nível da Lagoa dos Patos. Segundo a Prefeitura de Pelotas, a medição era de 2,48 metros às 18h. No início do dia, a lagoa media 2,52 metros.

Em São Lourenço do Sul, o nível da lagoa é de 2,53 metros – seis centímetros a menos do que o verificado no início da quarta.

Chegou a 162 o número de mortes em razão dos temporais e cheias. Em boletim divulgado às 18h desta quarta, a Defesa Civil do estado ainda informou que 75 pessoas estão desaparecidas.

Pelotas é o Rio Grande do Sul tão precisando serem benzidos, pq não é possível o tanto de coisa que tá acontecendo, já veio tornado, enchente, vento, morro caindo, tá complicado!
Esse vídeo é de hoje em Pelotas no Laranjal pic.twitter.com/G0MiAWcJpj

— Italo Santos  (@italophotoo) May 23, 2024

Previsão do tempo

O Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet) emitiu um comunicado informando que o Rio Grande do Sul tem previsão de temporais entre esta quarta e quinta-feira (23).

Os municípios que devem ser afetados estão nas áreas Sudoeste , Centro, Sudeste, Metropolitana de Porto Alegre, Centro, Noroeste. A previsão para o RS foi classificada pelo Inmet em um aviso meteorológico "laranja", indicando perigo de tempestade.

A previsão do Instituto indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos com velocidade de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há também riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Com informações: G1