No interior de Xanxerê, cidade de Santa Catarina, um agricultor instalou uma placa que proíbe a entrada de políticos na propriedade. Adair Jorge Dill, de 56 anos, disse que esta é sua forma de protestar contra os candidatos, que só visitam os eleitores em período eleitoral, e, também, para chamar a atenção do poder público para a região.
"Foi uma maneira que achei de protestar contra esse sistema dos políticos que só nos visitam quando tem eleições. Depois eles esquecem e não voltam mais. Acho que como eles são representantes eleitos pelo voto da população, não podem ficar trancados entre quatro paredes", argumentou.
O trabalhador relatou que há 38 anos faz questão de participar de todas as eleições. Ele nasceu na região, estudou até a 4ª série e vive há aproximadamente 40 anos na propriedade, onde criou os três filhos ao lado de sua esposa.
"Sou analfabeto, trabalho como pequeno produtor e tenho poucas vacas de leite, que são minha renda. Não achei que colocar a placa iria causar tanta repercussão. Até o momento eu não recebi nenhuma visita de políticos por aqui", informa.
Além da placa, a filha mais velha do agricultor, Tatiane, divulgou nas redes sociais a indignação do pai.
Segundo Adair, um protesto pacífico e sem gerar prejuízos aos cofres públicos pode ser mais eficiente e, por conta disto, a escolha da placa.
"Sei que não adianta fazer o protesto com quebra-quebra. O protesto também não é só por causa do município, serve para qualquer um que seja eleito governo, deputado, senador. Não estamos morando aqui só em época de eleições e espero que isso de alguma forma faça os políticos melhorarem o sistema", disse.
Com informações; G1.