Saúde mental de policiais paranaenses será debatida em audiência pública na Alep

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 22/11/2019
Saúde mental de policiais paranaenses será debatida em audiência pública na Alep

Na manhã de terça-feira (26), às 9 horas, o Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná recebe a audiência pública “Saúde mental dos servidores da segurança pública”, evento promovido pelo deputado Goura (PDT) que reunirá servidores ligados à área e especialistas em saúde para analisar as causas dos altos índices de suicídio entre policiais no estado.

O deputado Delegado Recalcatti (PSD) e o deputado Soldado Fruet (PROS) também assinaram o requerimento para o encontro, que pretende obter subsídio para a formulação de políticas públicas sobre o tema.

“Além do risco inerente à profissão, os agentes da segurança lidam diretamente com o estresse, más condições de trabalho, cortes de direitos, falta de reajuste salarial, de efetivo nas ruas e regulamentação da carga horária, problemas que estão trazendo consequências graves à atividade policial e à população”, afirma Goura.

Em 2018, no Paraná, foi o ano de maior número de policiais que cometeram suicídio em relação àqueles que morreram em situações de confronto. Onze agentes tiraram as próprias vidas, segundo o 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Participantes – Vão palestrar na audiência pública: o comandante da Policia Militar do Paraná (PM/PR), coronel Péricles de Matos; o delegado Orlando Zaccone; a major Cristina Muzeka, ex-diretora de Saúde e chefe do Centro Terapêutico da PMPR; o aspirante a oficial da PM, Martel Alexandre; a agente penitenciária, Petruska Sviercoski; o advogado Marcelo Jugend; e o professor de meditação transcendental, Gustavo Frederico Cerna Herrera.