Funções atuam como "vilãs do tempo" na rotina do advogado

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 24/04/2019
Funções atuam como "vilãs do tempo" na rotina do advogado

O sucesso de um advogado está diretamente ligado à sua capacidade de gerenciar o próprio tempo. Em meio a tantas demandas e à rotina de trabalho que exige extrema dedicação, é muito difícil definir prioridades e não se perder em atividades operacionais, que acabam tomando boas horas do dia.

Algumas funções podem ser consideradas verdadeiras vilãs do tempo no ramo da advocacia:

Atualização de planilhas de controle de prazos
Muitos profissionais ainda recorrem a planilhas de Excel (ou outro programa equivalente) para realizar o controle de prazos processuais. E como muita gente já se deu conta, a ferramenta não é a mais indicada para a demanda. São vários os problemas para quem trabalha dessa forma.

Existe, por exemplo, uma grande dificuldade de incluir todas as atualizações processuais dos casos acompanhados, o que pode gerar imprecisões e erros variados. Sem falar na própria segurança do arquivo, que, se salvo apenas offline, pode se perder facilmente.

Tudo isso, direta ou indiretamente, acaba por comprometer o tempo do advogado. Afinal, perder o controle sobre as informações dos processos é sinônimo de retrabalho e muita dor de cabeça.

Acompanhamento de casos em processos físicos
Outro fator crítico para o tempo dos advogados é o acompanhamento de processos em meio físico. Consultar quaisquer informações em volumes e mais volumes de papel é  tarefa árdua e acaba afetando a produtividade do profissional.

Consulta de informações descentralizadas
A gestão da informação é algo realmente importante para a atividade jurídica. Além das dificuldades encontradas em lidar com os processos físicos, também se enfrenta problemas com a descentralização dos dados de clientes e das rotinas administrativas.

Dedicação a tarefas administrativas em geral
A vida de um advogado seria muito mais simples se sua dedicação se restringisse à criação de peças processuais, comparecimento a audiências, reuniões com clientes, enfim, questões pertinentes apenas ao Direito em si.

No entanto, a realidade está longe de ser essa, pois o profissional ainda precisa lidar com as rotinas administrativas do escritório e essa é mais uma grande vilã do tempo.

Tecnologia ajuda a otimizar tempo
Para quem precisa otimizar o próprio tempo, é essencial entender que muitas tarefas podem ser delegadas ou realizadas de maneira mais assertiva.

Incorporar tecnologias como osoftware jurídico ajuda a promover mudanças profundas, permitindo ao escritório fazer mais em menos tempo.

Para todas as situações de dificuldade listadas em relação ao tempo do advogado, osoftware para advogados funciona como uma solução moderna e eficaz. As ferramentas oferecem ambiente digital para reunir de maneira integrada todas as informações dos processos acompanhados pelo escritório.

Os sistemas mais completos também incluem funcionalidades que permitem o controle avançado de prazos, a busca automatizada de informações nos diários oficiais e de processos nos tribunais de justiça, a criação de modelos de documentos e relatórios gerenciais, ambiente multitarefas, entre outras facilidades.

Além disso, os profissionais do escritório podem contar com um perfil próprio de acesso ao software, de modo a favorecer a delegação de tarefas e acompanhamento do trabalho de cada funcionário.

Em suma, para dar encaminhamento às rotinas administrativas e evitar desperdício de tempo no dia a dia do advogado, a tecnologia é solução efetiva por promover a automatização de processos essenciais da rotina.