Com a situação das perdas mais severas por conta da seca na safra brasileira de soja sendo registrada no Paraná, os produtores do estado continuam mostrando a evolução da quebra no estado. Fotos e vídeos têm ilustrado esse momento.
Em Juranda, na região Noroeste do estado, as vagens estão secas, sem grãos. Os poucos grãos que foram colhidos resultaram em uma produtividade de algo entre 9 e 13 sacas por hectare (20 a 30 sacas por alqueire).
Os mais pessimistas já falam em uma perda de 20% sobre o total da safra 2018/19 de soja do Brasil. As informações até este momento divergem, já que os estágios de desenvolvimento das lavouras também são diferentes, em um país de proporções continentais como este. São centenas de 'Brasis' em um Brasil só e, por isso, centenas de safras em uma safra só.
Foto: Reprodução/Notícias Agrícolas
Até agora, é verdade, as notícias, apesar de divergentes sobre os números, são consensuais e não são boas. As mais de 120 milhões de toneladas que seriam colhidas nesta temporada não serão alcançadas e é possível ver todo nosso potencial sendo reduzido dia a dia em que as chuvas não chegam onde são mais necessárias.
Não importa o número que será alcançado, mas todo aquele que venha abaixo da estimativa inicial - a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), por exemplo, esperava uma produção de 120,9 milhões, e consultorias privadas falavam em algo de até 126 milhões.
Fonte de texto, fotos e vídeos: Carla Mendes/Notícias Agrícolas