O cometa 46P/Wirtanen vai passar “próximo” da Terra e estará visível a olho nu em algumas partes do nosso planeta na noite de domingo (16). Na região de Apucarana (norte do Paraná), no entanto, a a chuva pode atrapalhar a visibilidade.
Mas quem não conseguir avistá-lo diretamente, poderá acompanhar a passagem pela internet, online, pelo Virtual Telescope Project às 20h no horário de Brasília.
A informação é da Companhia de Observação Cometa Wirtanen, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.
Segundo a EarthSky, o 46P/Wirtanen será o cometa mais brilhante deste ano, fenômeno raro na astronomia.
“O cometa Wirtanen é um dos mais brilhantes que já vimos nos últimos tempos e passará relativamente próximo de nós: cerca de 11 milhões de quilômetros, tornando-se o 20º cometa mais próximo que conhecemos”, disse Gianluca Masi, astrofísico e diretor do Virtual Telescope Project, em entrevista à Newsweek.
“É visível a olho nu de lugares escuros e um alvo muito fácil para a fotográfica comum”, afirmou Masi. Ainda assim, astrônomos recomendam o uso de binóculos ou telescópios para ter uma visão melhor do evento.
Além disso, é importante estar em um local escuro, sem interferência de prédios, árvores e luzes. A luz do cometa vai se estender sobre uma grande atmosfera, o que significa que ele vai parecer grande e difuso.
Fonte: Revista Galileu