Morreu aos 94 anos nesta sexta-feira (30) o ex-presidente George H. W. Bush.
"Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu", disse Bush no comunicado.
O 41º presidente dos EUA ocupou a Casa Branca entre 1989 e 1993. Republicano, Bush se destacou por ter decidido pela intervenção das forças norte-americanas no Iraque na guerra do Golfo, depois que as forças de Saddam Hussein invadiram o Kuwait.
Antes de ocupar a presidência, ele foi vice-presidente durante os oito anos da administração Reagan, diretor da CIA e congressista.
Infância e juventude
George Herbert Walker Bush nasceu em Milton, Massachusetts, em 12 de junho de 1924. Pouco depois sua família, que era muito rica, se mudou para o subúrbio de Nova York, onde ele foi criado.
Bush estudou em escolas privadas, foi líder estudantil e, após se formar no ensino médio, se alistou no exército para servir na II Guerra Mundial.
Aos 18 anos, tornou-se um dos mais jovens pilotos da história do país e serviu em 58 missões. Em uma delas, foi abatido foi abatido por japoneses e teve que ser resgatado das águas do Pacífico por um submarino dos EUA.
Bush chegou ao cargo de tenente antes de ser liberado com o fim da guerra.
Em 1945, casou-se com Barbara Pierce. O casamento deles durou 73 anos, até a morte da ex-primeira-dama, em 17 de abril de 2018. O casal teve seis filhos: George, Robin (que morreu ainda criança), John (conhecido como Jeb), Neil, Marvin e Dorothy.
Ele cursou economia na Universidade de Yale, se formando com louvor em 1948. No mesmo ano, se mudou para o Texas e começou a trabalhar na indústria do petróleo do estado, criando uma carreira lucrativa: fundou uma empresa exploradora em 1951 e, na década de 1960, já presidente de outra companhia, se tornou milionário.
Carreira política
Filho do senador Prescott Bush (eleito por Connecticut em 1952), Bush se filiou ao Partido Republicano, de perfil mais conservador e economicamente liberal.
Em 1967, tornou-se deputado pelo Texas e ficou no cargo durante duas gestões, até 1970. Entre 1971 e 1974, serviu como embaixador na ONU e passou 14 meses como representante na China. Entre 1976 e 1977, foi diretor da CIA, o serviço de inteligência norte-americano.
Em 1980, Bush tentou se candidatar à presidência, mas perdeu e foi escolhido como vice na chapa do republicano Ronald Reagan. Em seu mandato como vice, de 1981 a 1989, Bush era responsável por programas antidrogas e fez visitas diplomáticas a dezenas de países.
fonte- G1.globo.com