Dentista serial killer que assassinou concorrentes guardava livros sobre a mente humana

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 30/11/2018
Flávio do Nascimento Graça, de 39 anos, é levado à Cadeia Pública de Santos, SP — Foto: Orion Pires/G1/Reprodução

O serial killer conhecido como 'maníaco da peruca', preso após quatro anos de investigações, guardava livros sobre astrologia e estudo da mente, além de uma faca, uma arma de choque e um RG falso. Os itens foram os únicos encontrados na mochila do dentista Flávio do Nascimento Graça, de 39 anos, acusado de matar concorrentes de uma clínica, em Santos, no litoral de São Paulo. Ele foi detido em um imóvel da família na última quinta-feira (29).

As investigações apontaram que o dentista matou a tiros irmãos, proprietários da Clínica Americana. Ele também fez atentados contra outros funcionários. Uma das sobreviventes reconheceu o ex-patrão. Em alguns dos ataques o homem acabou usando uma peruca para não ser reconhecido, mesmo assim, foi flagrado por câmeras de monitoramento e identificado posteriormente.

A polícia não tem dúvidas de que os crimes foram cometidos por vingança, já que testemunhas disseram que Graça mantinha duas clínicas no Centro de São Vicente quando os concorrentes abriram as unidades próximas com grande circulação de clientes. Pouco tempo depois, o consultório do acusado acabou falindo.

A prisão do dentista foi feita por equipes da Delegacia Especializada Antissequestro. A polícia disse que Graça não resistiu à prisão e ficou calado em praticamente todos os momentos. "Ele falou que comprou o RG falso na praça da Sé, em São Paulo, e nós vamos investigar. Também reclamou que a algema apertou", explicou o delegado titular do setor de homicídios do Deas, Renato Marzagão.

Durante o início das investigações, em 2016, livros foram apreendidos na
casa onde suspeito morava em Santos — Foto: Divulgação/Polícia Civil

O RG, assim como dois livros sobre como trabalhar o cérebro e um sobre astrologia, também foram apreendidos. Os materiais foram achados dentro de uma mochila, onde estavam também uma faca e uma arma de choque. "Não encontramos nem colchão no local. Parecia um refúgio. Ele dormia com a mochila na cabeça", acrescentou o delegado.

Em novembro de 2016, a polícia apreendeu, na casa do dentista, diversos livros de bruxaria e magia negra. Na época, os conteúdos ajudaram os investigadores a traçarem um perfil e personalidade do acusado.

Flávio do Nascimento Graça passou a noite na cadeia pública anexa ao 5º DP de Santos e nesta sexta-feira (30) deve ser transferido para um Centro de Detenção Provisória (CDP) da região. 

Início das suspeitas
As suspeitas sobre Flávio começaram após a terceira execução, quando uma funcionária da clínica foi baleada. Os policiais ouviram depoimentos de colegas de faculdade do dentista, que reconheceram ele por meio das câmeras de monitoramento que registraram parte da ação no bairro Gonzaga, um dos principais de Santos.

Com informações do G1