Presidente da Fenatracoop é preso em nova fase da Operação Registro Espúrio

Autor: Da Redação,
terça-feira, 18/09/2018
Foto: Alberto D'Angele/RPC

Um sindicalista de Londrina foi preso nesta terça-feira (18), na quarta fase da Operação Registro Espúrio. De acordo com a Polícia Federal (PF), a ação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e investiga desvios de R$ 9 milhões da Conta Especial Emprego e Salário (CEES).

O sindicalista Mauri Viana Pereira é presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas no Brasil (Fenatracoop), que foi alvo de mandado de busca e apreensão na sede de Londrina. A prisão do sindicalista é temporária, pelo prazo de cinco dias.

A Fenatracoop emitiu nota dizendo que a federação vai prestar todas as informações necessárias assim que o departamento jurídico da entidade tiver acesso à integra do processo.

Segundo a polícia, esta fase da operação investiga fraudes na restituição de contribuições sindicais recolhidas a maior ou indevidamente da CEES. Os pedidos de restituição eram manipulados por suposta organização criminosa com o intuito de adquirir direito a créditos, de acordo com a PF. Os investigados teriam cometido crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro.