Acontece neste sábado (11/08) e domingo (12/08) uma incrível e enorme chuva de meteoros, prometendo de 50 à 60 meteoros por hora. Estamos falando das famosas Perseidas e para observá-las é muito simples.
É sabido que existem milhares de corpos celestes no espaço, como cometas ou asteroides que orbitam o Sol juntamente com a Terra. Tais astros deixam um rastro de detritos no espaço e o nosso planeta acaba cruzando com essas nuvens de pequenas e grandes partículas de rochas. Quando essas partículas entram em nossa atmosfera, a velocidade de entrada é tão alta que emitem luz e vemos rastros brilhantes no céu noturno.
O radiante é o termo usado para designar a suposta direção ondes os meteoros parecem sair no céu, que nesse caso é Constelação de Perseus (nasce na direção Norte) – daí vem o nome da chuva. Os meteoros podem sair de qualquer lugar, mas é interessante de se observar na direção da constelação.
O melhor momento para ver é na noite do dia 11 para o dia 12, tendo como horário ideal às 2h de manhã na madrugada do dia 12. Sabendo disso, para acompanhar a chuva não tem muito mistério, basta fixar seus olhos no céu e esperar.
fonte - misteriosdoespaco.blog.br