O programa de Residência Multiprofissional da Autarquia Municipal (AMS) de Apucarana teve 6 projetos selecionados para apresentação na 4ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde e 3 deles estão concorrendo ao 3º Prêmio Inova Saúde Paraná. A premiação será realizada dentro da programação da 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva que acontece entre quarta-feira e sexta-feira desta semana, em Curitiba.
Dos 6 projetos selecionados para apresentação mostra 5 são de tutores e 1 de residente. “A comissão científica do congresso aprovou 859 trabalhos para serem apresentados na 4ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde, dos quais 122 foram selecionados para concorrer ao 3º Prêmio Inova Saúde Paraná, incluindo os três de profissionais da nossa residência Multiprofissional”, comemora o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Os critérios determinantes para premiação são o caráter inovador, resultados alcançados, relevância social e perspectivas de ser disseminado, difundido e multiplicado. Serão premiados os três melhores trabalhos pontuados pela comissão julgadora em cada uma de 10 áreas temáticas.
O 3º Prêmio INOVA Saúde Paraná é uma realização do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), com a parceria e apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), por meio da Escola de Saúde Pública (ESPP), Fomento Paraná, Itaipu Binacional, Copel Telecom, Compagas e Sanepar.
Realizado pela primeira vez em 2016, durante o 3º Congresso Paranaense da Saúde Pública/Coletiva, esse prêmio estimula a produção de pesquisas científicas e reconhece e incentiva as experiências inovadoras desenvolvidas no Paraná nas áreas da Saúde Pública e Coletiva. A premiação também tem o objetivo de valorizar os trabalhadores do SUS, os líderes comunitários, os professores e estudantes comprometidos com o desenvolvimento e a melhoria do Sistema Único de Saúde no Paraná.
A premiação será durante a sessão solene de encerramento do 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, no dia 20 de julho.
Os Programas de Residência em Saúde da AMS tornaram Apucarana um polo de formação de profissionais da área da saúde. Resultado da luta política do prefeito Beto Preto junto ao Governo Federal, a AMS oferece desde 2016 um programa em Residência Médica e três programas de Residência Multiprofissional: Atenção Básica e Saúde da Família; Saúde Mental; e Enfermagem Obstétrica, com ênfase em Rede Cegonha.
Apucarana é um dos poucos municípios que disponibiliza residência multiprofissional e médica no Paraná. Atuando na rede pública de saúde do município, os 54 residentes da primeira e segunda turmas da Residência Multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) prestaram 110 mil atendimentos em 2 anos.
Trabalhos de tutores
Projeto Interprofissional Rede em Movimento: A atenção básica como dispositivo articulador do cuidado. Relato de experiência de uma iniciativa dos tutores da Residência Multiprofissional em Atenção Básica de Apucarana, na qual os residentes realizaram atividades semanais de prevenção, promoção e educação em saúde no Centro de Convivência do Idoso, Escola da Gestante, e Núcleo de Aconselhamento, Testagem e Tratamento de Apucarana. As atividades realizadas incluíram práticas corporais, passeios, dinâmicas voltadas à alimentação saudável, fortalecimento do vínculo, afeto e socialização, ampliando as ações de saúde para estes serviços.
Autores: Daiene Mazza, Angélica Domingues, Camila Siguinolfi, Renan Garcia e Fábio Silva
Sistema Rizomático de Gestão: qualificação profissional para a integralidade da saúde do idoso em Apucarana
Investimento da gestão na qualificação profissional para o cuidado integral da saúde da pessoa idosa, através de ações de promoção da saúde.
Autores: Camila Siguinolfi, Daiene Mazza e Angélica Domingues
Intersetorialidade como estratégia de promoção de saúde: Projeto Rua da Ação
Planejamento conjunto entre gestão, serviços de saúde, de assistência social e comunidade de Apucarana para estruturar ações de promoção da saúde para a população.
Autora: Camila Siguinolfi de Moura
O Papel da docência na integração ensino-serviço: desenvolvendo competências para o SUS em um Programa de Residência Multiprofissional
Tratou-se de um relato de experiência sobre a importância da atuação dos tutores/docentes da Residência Multiprofissional na formação dos residentes, caracterizada como ensino-aprendizagem em serviço, de modo a propiciar a reflexão e a ressignificação das práticas, tornando-os profissionais mais qualificados para atuar no SUS.
Autores: Angélica Ferreira Domingues; Camila Signolfi de Moura e Daiene Aparecida Alves Mazza
Efeitos do leite probiótico com bifidobacterium lactis Hn019 no hábito intestinal de indivíduos com sobrepeso
Angélica Ferreira Domingues – Tutora de Nutrição
TRABALHO DE RESIDENTES
Comparação do estado nutricional e consumo alimentar de alunos de uma escola pública de Sabáudia e uma privada de Arapongas.
Autora: Taisa Carnelutt Chafrão
fonte Agência Brasil