Pesquisadores encontram 56 esqueletos de crianças sacrificadas em rituais pagãos

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 11/06/2018
Pesquisadores encontram 56 esqueletos de crianças sacrificadas em rituais pagãos - Foto: Johnny Aurazo/El Comércio

Arqueólogos peruanos localizaram recentemente 56 esqueletos de crianças de 5 a 14 anos sacrificadas durante rituais pagãos da cultura Chimu, na província de Trujillo, na região La Libertad. Além dos restos mortais das crianças, os pesquisadores também contaram 30 esqueletos de filhotes de lamas que também fizeram parte dos rituais.

Conforme estimativa dos arqueólogos, o sepultamento mais antigo feito no local foi há aproximadamente 600 anos. Os cientistas acreditam que as crianças foram sacrificadas aos deuses pagãos para evitar catástrofes naturais. 

Isso porque próximo ao Peru o fenômeno El Niño é muito ativo e se manifesta com aumento significativo da temperatura na superfície da parte pré-equatorial do oceano Pacífico em 0,5°C. Por conta disso, tal aumento pode ser causa das chuvas fortes e inundações destrutivas.

Os Chimus
A cultura Chimu existiu no Norte do Peru contemporâneo aproximadamente de 1250 a 1470. Durante sua existência o reino Chimu gradualmente se foi expandindo, conquistando as culturas menores, mas no fim foi completamente dominado pelos Incas.

Veja vídeo

Com informações do portal El Comércio, do Peru