Epidemia de doença incurável pode se alastrar na Terra em breve, alertam pesquisadores britânicos

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 18/05/2018
Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa

Um fungo resistente aos medicamentos mais potentes existentes hoje pode provocar epidemia de uma doença devastadora para os humanos, animais e plantas, aponta estudo concluído recentemente por cientistas do Imperial College London e da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha.

De acordo com os pesquisadores, dentro de um curto espaço de tempos os fungos podem se transformar em algo semelhante às "superbactérias" resistentes aos antibióticos e ganhar "imunidade" aos agentes antifúngicos que são usados de maneira intensa na medicina e agricultura.

Cientistas responsáveis pels pesquisa ressaltam ainda que o perigo ainda não é levado muito a sério pela indústria farmacêutica, mas em breve a situação pode tem um agravamento. Os cientistas apontam como alternativa para fazer frente a essa possibilidade a intensificação de pesquisas para o desenvolvimento de medicamentos mais potentes.
Os responsáveis pelo estudo enfatizam ainda que as infeções fúngicas provocam mais mortes que o câncer de mama e a malária, podendo ser comparada à tuberculose ou AIDS.

Com informações da revista Science