Prazo para regularizar título de leitor termina nesta quarta-feira

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 07/05/2018
Prazo para regularizar título de leitor termina nesta quarta-feira - Foto: Reprodução/Tribuna do Norte

Acaba na próxima quarta-feira (dia 9) o prazo para o eleitor que pretende votar nas eleições de outubro deste ano requerer o título, alterar dados cadastrais, fazer transferência do domicílio eleitoral e regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Neste último caso, são aqueles que não votaram nas três últimas eleições e tiveram seus títulos cancelados, assim como os que não compareceram para fazer o recadastramento biométrico nas comarcas onde houve este procedimento no Paraná.

Em Apucarana e Arapongas, os cartórios eleitorais funcionarão em horário especial na segunda, terça e quarta-feira, das 9 às 19 horas, para atender aos eleitores de última hora. Em ambos os municípios, é grande o número de títulos cancelados por um ou outro motivo.

Na Comarca de Apucarana, que abrange também os municípios de Cambira e Novo Itacolomi, o total de títulos cancelados soma 16.280. São 14.934 em Apucarana, 1.095 em Cambira e 251 em Novo Itacolomi. Aqueles que não regularizarem a sua situação até quarta-feira não poderão votar nas eleições de outubro. 

Da mesma forma, estarão impedidos de obter passaporte, participar de concurso público, de ocupar cargos públicos, de receber salário em emprego ou qualquer outra função pública, de participar de concorrência pública, de pedir empréstimos em bancos ou instituições financeiras do governo e de renovar ou fazer matrícula em estabelecimentos públicos de ensino. 

Segundo a chefe da 28ª Zona Eleitoral de Apucarana, Andrea Silva Milanin, a procura de eleitores no cartório tem sido baixa nos últimos dias, apesar dos apelos da Justiça Eleitoral para que não deixassem para a última hora. “O movimento no cartório não tem sido o esperado como a gente pretendia”, afirma. 

Segundo ela, a média de comparecimentos tem ficado entre 60 a 70 pessoas por dia, inclusive bem abaixo do registrado em outros períodos pré-eleitorais. Uma equipe de 13 colaboradores e estagiários está pronta para atender os eleitores nesses três últimos dias.

Andrea alerta que após dia 9 de maio até depois do segundo turno das eleições o cartório não vai a atender a esses procedimentos. A unidade estará ocupada única e exclusivamente com o processo eleitoral.Apucarana conta hoje com 90.364 eleitores, enquanto Cambira tem 5.667 e Novo Itacolomi 2.566.

Fonte: Tribuna do Norte - Diário do Paraná