Jogadores do Palmeiras exaltam vitória inédita sobre o Boca Juniors na casa do rival

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 26/04/2018
O atacante Keno fez o primeiro gol do Palmeiras na vitória sobre o Boca Juniors em Buenos Aires - Foto: Divulgação/SEP

Nesta quarta-feira (25/04), o Palmeiras alcançou um feito inédito em sua história ao vencer do Boca Juniors na casa do rival. São poucos os times brasileiros, aliás, que bateram a equipe xeneize em pleno La Bombonera. Antes do "Verdão", apenas quatro equipes nacionais haviam ganhado do time argentino pela Libertadores: o Santos (1963), o Cruzeiro (1994), o Paysandu (2003) e o Fluminense (2012). Nenhuma destas agremiações, no entanto, superou o rival por dois gols de diferença – este, portanto, é um privilégio exclusivo do "Verdão".

Superar o Boca Juniors no palco da vitória esmeraldina desta quarta-feira é, sim, motivo de muita comemoração. Em 138 jogos disputados pelo Boca no local ao longo dos 58 anos de história da Libertadores, incluindo adversários de quaisquer nacionalidades, este foi apenas o 13º revés sofrido pelos donos da casa, fato que atesta que o resultado imposto pelo Verdão trata-se de um fenômeno raro.

O triunfo rendeu ao Verdão outra marca positiva: o time se isolou como o brasileiro com mais vitórias fora de casa na Libertadores. Agora são 30, uma a mais do que o Cruzeiro, com quem antes o Alviverde dividia a primeira posição – a equipe mineira contabiliza 29 vitórias no certame. De quebra, o Verdão ampliou outro recorde que já era seu: o time brasileiro com mais bolas na rede como visitante na principal competição das Américas, agora com 117 tentos anotados.

Além disso, o Palmeiras também é a agremiação nacional com mais gols na competição continental, considerando todos os duelos já disputados, independentemente de mando de campo: no total, são 295 bolas na rede, sendo 175 delas como mandante e 120 como visitante.

Apesar de ter conquistado só agora a sua primeira vitória contra o Boca no La Bombonera, o Alviverde já levava vantagem contra o rival em partidas disputadas em solo argentino, pois o retrospecto no país vizinho inclui também partidas no estádio General San Martine, onde o Verdão bateu o adversário por duas vezes e empatou uma. Já considerando o duelo desta quarta-feira (25/04), o saldo positivo do Palmeiras na Argentina cresceu ainda mais: são três vitórias alviverdes contra uma do Boca em nove jogos, além de outros cinco empates.

Os retrospectos contra o Boca no geral e em Libertadores – este último, sem distinção de mando de campo – também são favoráveis ao Palmeiras. Considerando todos os prélios, independentemente do país ou da competição, sem exceção, foram 23 embates, com oito triunfos palestrinos, três derrotas e outros 12 empates. Já filtrando apenas os duelos por Libertadores, o retrospecto entre dos dois times apontava equilíbrio antes do jogo desta quarta (25): uma vitória para cada lado e cinco empates. Com o resultado positivo obtido, o Verdão agora leva a melhor nos números também em duelos pelo Continental.