Exército brasileiro apreende mais 1.200 kg de skank na região de fronteira com a Colômbia

Autor: Da Redação,
terça-feira, 09/01/2018
Exército brasileiro apreende mais 1.200 kg de skank na região de fronteira com a Colômbia - Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

Vila Bittencourt (AM) – O Comando de Fronteira Solimões/8° Batalhão de Infantaria de Selva, por meio do 3° Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, localizado em Vila Bittencourt (AM), apreendeu há poucos dias 1.200 kg de skank em uma embarcação na calha do Rio Japurá.

Os integrantes do 3º PEF realizaram a interceptação da embarcação colombiana que estava descendo o rio. Procurando evitar a abordagem para a fiscalização, os traficantes realizaram disparos contra a tropa brasileira e tentaram evadir-se rio abaixo. 

Foto por Reprodução

Dois militares brasileiros foram feridos a tiros pelos traficantes 
Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

Num vasculhamento realizado de imediato, a embarcação foi encontrada abandonada contendo cerca d 1200 kg de entorpecente, além de munições. No confronto, dois militares do Exército Brasileiro foram feridos com gravidade. Eles foram levados para hospitais de Tabatinga e não correm risco de morte.

Foto por Reprodução

Exército brasileiro apreende mais 1.200 kg de skank na região de
fronteira com a Colômbia Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

Segundo o Comando Militar da Amazônia, foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias dos fatos.

O comando do Exército Brasileiro acrescentou que as ações de repressão a crimes transfronteiriços prosseguem na região, reforçando o compromisso do Exército Brasileiro com o cumprimento de sua missão constitucional, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de vigiar todas as fronteiras do Brasil.

Foto por Reprodução

Além da droga, foram apreendidas munições 
Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

O que é o skank?
Skank (também conhecida como supermaconha e skunk) é uma droga mais potente que a maconha, ambas são retiradas da espécie Cannabis sativa e, por esse motivo, possuem em suas composições o mesmo princípio ativo - THC (Tetra-hidro-canabinol). 

A diferença é proveniente do cultivo da planta em laboratório. O preparo da Cannabis sativa para obtenção do Skank é feito em estufas com tecnologia hidropônica (plantação em água).

Segundo estudos científicos, no skank há um índice de THC sete vezes maior que na maconha. A porcentagem chega até 17,5%, sendo que na maconha é de 2,5%. Sendo assim, a quantidade necessária para entorpecer o indivíduo é bem menor.

Em geral, os efeitos da droga Skank são semelhantes aos da maconha: excitação, aumento de apetite por doces, olhos vermelhos, pupilas dilatadas, alucinações e distúrbios na percepção de tempo e espaço.

Com informações do Exército Brasileiro