Itamaraty diz que não reconhece independência da Catalunha

Autor: Da Redação,
sábado, 28/10/2017

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo brasileiro disse neste sábado (28) que não reconhece a independência da Catalunha, se juntando assim a maior parte da comunidade internacional.

Além do Brasil, França, Alemanha e Estados Unidos também criticaram a posição catalã.

Em nota, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil diz que "rejeita a declaração unilateral de independência" da Catalunha.

O comunicado afirma ainda que o governo "acompanha com atenção os desdobramentos relativos à Catalunha" e defende o diálogo para resolver a crise na região.

Na sexta (27), o Parlamento catalão convocou uma constituinte para declarar a independência da região.

Na sequência, o governo espanhol do premiê Mariano Rajoy colocou em funcionamento o Artigo 155 da Constituição e interveio na Catalunha, destituindo o governo local e chamando eleições antecipadas para a região.

Com isso, diversos líderes internacionais expressaram seu apoio ao governo espanhol na disputa com os catalães.

"Há um Estado de Direito na Espanha com suas leis constitucionais. Mariano Rajoy quer que essas leis sejam respeitadas e ele tem todo o meu apoio", disse o presidente francês, Emmanuel Macron.

O porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, também declarou apoio a Rajoy e disse que Berlim que vê com preocupação a situação na Catalunha.

O Departamento de Estado dos EUA disse, por sua vez, que a "Catalunha é parte integral da Espanha e os Estados Unidos apoiam as medidas constitucionais do governo espanhol".

O presidente mexicano, Enrique Pena Nieto também declarou na sexta que o país não reconhecia a posição catalã. Já a Otan, (aliança militar do Ocidente), da qual a Espanha faz parte, declarou que a questão deve ser resolvida internamente pelo país.