Brinquedo aspirado há 40 anos era 'tumor' de paciente com 'câncer' 

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 27/09/2017
Cone de trânsito do Playmobil que ficou 40 anos no pulmão de um britânico - Foto: BMJ

Um homem de 47 anos residente no Reino Unido procurou um hospital em Preston reclamando que sofria com muco e tosse forte há mais de um ano, e o diagnóstico foi impactante

Fumante, ele foi acometido por uma pneumonia e após um exame de raio-X detectar uma massa em um dos pulmões, os médicos foram incisivos: câncer. Porém, uma broncoscopia para ajudar no diagnóstico descobriu que o “tumor” era, na verdade, um brinquedo aspirado pelo paciente há quatro décadas.

Os médicos descrevem o “tumor”, em artigo publicado no “BMJ Case Reports”, como um “cone de trânsito do Playmobil há muito tempo perdido”. A miniatura, com cerca de 1 centímetro, foi retirada com sucesso e o paciente melhorou dos sintomas que apresentava.

O paciente, que não teve a identidade divulgada, relatou aos médicos que os Playmobils estavam entre seus brinquedos favoritos na infância, e algumas peças acabavam se perdendo, como o cone de trânsito.

"Ele lembrou ter ganhado este conjunto de Playmobil de presente no aniversário de 7 anos, e acredita ter aspirado o cone de trânsito logo depois”, informaram os médicos.

Durante 40 anos
Casos de inalação acidental de pequenas peças não são incomuns entre crianças, mas “um caso em que o conjunto de sintomas ocorra tanto tempo depois a aspiração é desconhecido”. De acordo com os autores do artigo, este é o primeiro caso de um objeto estranho permanecer nas vias aéreas de um paciente por 40 anos.