Chineses apostam na acupuntura para tratar animais de estimação 

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 18/09/2017
Chineses acreditam que a acupuntura pode estimular a circulação sanguínea para promover a cura e aliviar dores - Foto: Reuters

Aumenta a cada dia na China o número de donos de animais de estimação que recorrem a terapias alternativas, como a acupuntura, para tratar as doenças principalmente de seus cães e gatos. Em Xangai, o Pets TCM Center (Centro de Medicina Tradicional Chinesa) é especializado em disponibilizar esse tipo de tratamento para cães, gatos e outros pets.

Mais de 2.000 gatos e cães já foram tratados no centro de saúde animal de Xangai, que se especializou em acupuntura para animais durante os últimos quatro anos. 

Foto por Reprodução

Aumenta a cada dia na China o número de donos de animais de estimação que recorrem a terapias alternativas, como a acupuntura Foto: Reuters

Os chineses acreditam que a acupuntura, com a inserção de longas agulhas finas em locais específicos conhecidos como meridianos do corpo, pode estimular a circulação sanguínea para promover a cura e aliviar dores.

Foto por Reprodução

Nos últimos 4 anos, mais de 2.000 gatos e cães já foram tratados com
acupuntura em centro de saúde animal de Xangaia  - Foto: Reuters

Especialista no assunto explicam ainda que embora a anatomia dos animais seja diferente a dos humanos, a técnica usada é a mesma, com agulhas iguais àquelas aplicadas na acupuntura em pessoas. 

Os veterinários fazem o curso tradicional e adaptam para os animais. E mais: existem alguns recursos na veterinária que a medicina humana ainda não usa, como a aplicação de partículas de ouro nos acupontos. 

Foto por Reprodução

As furadinhas não assustam os pets - Foto: adoravelcriatura.com.br

Essa estratégia é usada em paciente crônicos (que não terão alta e precisam de acompanhamento frequente). Quando esse procedimento é usado, o animal passa até três anos sem precisar fazer sessões, voltam apenas para repor uma ou outra partícula.

Foto por Reprodução

Chineses apostam cada vez mais na acupuntura
para tratar animais de estimação Foto: Reuters

Animais até dormem durante as sessões
E as furadinhas não assustam os pets. Há casos de cães que dormem durante as sessões. Já os felinos são um pouco mais desconfiados com as agulhas e podem passar por outro tipo de técnica de acupuntura que suspende o uso das furadas. Os preços, número de sessões necessárias e tipo de técnica usada durante o tratamento são variáveis. Todo procedimento depende de cada caso.

Foto por Reprodução

Gato são mais desconfiados e podem passar por outro tipo de técnica de acupuntura - Foto: Carlos Vieira/@cbfotografia (Correio Brasiliense)

No Brasil
No Brasil também já há muitos veterinários que utilizam e defendem essa técnica terapêutica para pets. Eles afirmam que tal prática merece ser mais popularizada para oferecer mais essa possibilidade de tratamento aos bichinhos.

Foto por Reprodução

No Brasil também já há muitos veterinários que utilizam e defendem
a acupuntura para animais de estimação - Foto: Divulgação

Com informações do Trending in China