Pipa enrosca em fio de alta tensão e deixa 100 mil domicílios sem energia elétrica no Paraná

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 31/07/2017
Funcionário da Copel retira pipa enroscada em fios: problema recorrente nas férias escolares - Foto: Copel/Divulgação

Uma pipa enroscou em linha de alta tensão em Paranaguá, no litoral do Paraná, e causou um curto-circuito, na tarde deste domingo (30), deixando aproximadamente 100 mil unidades consumidoras de cinco cidades da região sem energia por uma hora e meia, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel)

A Copel detalhou que o desligamento da rede ocorreu por volta das 17h15 e o serviço foi restabelecido às 18h45. Consumidores de Matinhos, Praia de Leste, Guaratuba, Pontal do Paraná e de Paranaguá ficaram sem energia no período.

Alerta
Na última sexta-feira (28) a Copel divulgou um alerta a pais e responsáveis, orientando a soltar pipa apenas longe da rede elétrica. Naquele dia a companhia registrou um desligamento na rede que corta os bairros Afonso Alves de Camargo, Parque Bela Vista, Cidade Alta e Jardim Itália, na zona norte de Apucarana (norte do Paraná), provocado pelo contato de uma pipa com a fios elétricos, nas proximidades da subestação situada no Jardim Diamantina,também na zona norte da cidade. 

Em consequência do curto-circuito provocado pelo objeto, 3.105 domicílios ficaram sem energia, das 14h32 às 15h37. De acordo com a Copel, os desligamentos ocasionados por esses brinquedos na rede elétrica são mais frequentes neste período de estiagem e ventos mais constantes. 

Foto por Reprodução

Copel alerta para riscos de soltar pipa perto da rede elétrica - Foto: Copel

Aumento de 50% dos desligamentos
Segundo a companhia, só no primeiro semestre deste ano foram 3,3 mil desligamentos causados por acidentes envolvendo pipas em todo o estado, um aumento de 50% em comparação ao mesmo período de 2016. Em todo o Paraná são registrados, em média, 12 desligamentos por dia relacionados a objetos estranhos que entram em contato com a rede elétrica.

Londrina
Uma outra situação já havia sido registrada pela Copel, no início da semana, em Londrina, na região norte, deixando 400 casas sem energia por cerca de uma hora. Além da falta de energia, também há a preocupação devido ao risco de acidentes com crianças.

Foto por Reprodução

Imagem ilustrativa

Locais longe da rede elétrica
A orientação é para procurar locais abertos, longe da rede elétrica, e não usar materiais metálicos e cerol na confecção da pipa, pois ambos conduzem a energia e aumentam o risco de choque.