Idosa tinha 27 lentes de contacto no olho e não sabia

Autor: Da Redação,
sábado, 15/07/2017
Mulher com 17 lentes de contato no olho achava que seu desconforto estava relacionado à idade avançada e olho seco (Imagem: Rupal Morjaria/Metro

Médicos do Solihull Hospital, em Birmingham, na Grã-Bretanha, preparavam uma idosa de 67 anos para uma cirurgia de cataratas quando constaram a presença de uma 'massa estranha' e de coloração azulada" num dos olhos da paciente: eram 17 lentes de contacto que a mulher não sabia que estavam alojadas no olho. 

A surpreendente descoberta não ficou nisso: atrás do globo ocular, a idosa tinha mais 10 lentes alojadas. No total, os médicos retiraram 27 lentes de contacto do olho da mulher britânica. 

O caso foi registrado em novembro do ano passado, mas só agora foi divulgado no Jornal Médico Britânico. Ao ser perguntada sobre se não sentia desconforto, a mulher disse que sim, mas que achava que era "normal, por ter os olhos secos e cansados e por já ter uma idade avançada". 

"Era uma massa enorme, todas as lentes de contacto [as primeiras 17 e as 10 seguintes] estavam coladas e presas no olho. Ficamos surpresos com o fato de a paciente nunca ter notado. Naturalmente que aquilo lhe causava muita irritaçãonos olhos", relatou Rupal Morjaria, oftalmologista que cuidou o caso. 

Foto por Reprodução

Oftalmologista afirmou que as lentes estavam estavam coladas
e presas no olho da idosa -  Foto:  Rupal Morjaria/Metro

A idosa usava lentes de contacto mensais descartáveis há 35 anos e admite que algumas tenham "desaparecido misteriosamente". Quando não sabia onde estavam (porque não as tirava) voltava a colocar outras novas e assim sucessivamente. A operação de cataratas teve que ser cancelada, pelo menos até reduzir o risco de inflamação no interior do olho. 

Em choque
"Ela ficou em choque. Duas semanas depois disse-me que sentia o olho muito mais confortável", detalhou ao portal britânico Metro o médico que atendeu a idosa. Um detalhe: a mulher tinha passado por uma consulta antes da operação e o médico não detectou a presença das lentes de contato no olho da idosa.