Só usamos 10% do nosso cérebro? Conheça alguns mitos científicos em que as pessoas ainda acreditam

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 13/07/2017
Será que realmente o raio não cai duas vezes no mesmo lugar? (Foto: Pixabay)

Quantas vocês você já ouviu de seus pais ou avos fatos que tanto eles quanto você levaram como a mais absurda verdade durante toda a sua vida. Ditados, dicas e conceitos são passados de geração em geração sem se ter uma preocupação em saber se de fato é um mito ou uma verdade.

Mas será que são todos verdades ou mitos? Dá uma olhada na lista que preparamos e tire suas dúvidas.

Usamos somente 10% do nosso cérebro

Foto por Reprodução

Quantas vezes você já ouviu que se usássemos todo o potencial do nosso cérebro, a humanidade seria muito mais avançada. Infelizmente não é verdade. Existem estudos que comprovam que em alguns dias chegamos a usar 100% do nosso cérebro. Como cada região do cérebro tem uma função especifica e nós necessitamos de todas elas para o funcionamento normal do cérebro, então não existe comprovação de que temos partes ‘dormentes’ esperando ser ativadas.

Não ache que pelo fato de você não conseguir fazer um cálculo complexo de cabeça que isso torna você menos inteligente ou que talvez não use todo o potencial do seu cérebro.

Um raio não cai duas vezes em um mesmo local

Foto por Reprodução

Essa frase, que virou um ditado popular, você com certeza já deve ter escutado. Já parou para pensar se isso é realmente verdade? Em uma situação real é seguro se abrigar em um local que já foi atingido por um raio? 

Não, não é seguro. Pode até ser que o raio esteja propenso a cair novamente no mesmo local, ainda mais se esse for o ponto mais alto do local. Quanto mais alto mais atraente é para uma descarga elétrica.

Golfinhos só ficam abaixo dos humanos no quesito inteligência

Foto por Reprodução

Por anos os cientistas procuraram uma linguagem de comunicação entre os golfinhos, mas nunca a encontraram. Isso quer dizer que aqueles ruídos que eles emitem não quer dizer absolutamente nada. Testes de inteligência foram feitos com os golfinhos e eles ficaram abaixo de outros animais, como cães, ratos e pombos.

Água conduz eletricidade

Foto por Reprodução

Não é bem assim. A água destilada não conduz eletricidade, pelo fato de não haver nenhuma presença de sais nela. Já as impurezas encontradas na água, além do sal, a tornam sim condutora de eletricidade.

Peixes têm memória de 5 segundos

Foto por Reprodução

"Oi, prazer eu sou o Dourado... Oi, prazer...". Lembra do peixe que esquecia tudo em Procurando Nemo? Ele não passa de um mito. Estudos comprovam que as memórias dos peixes chegam a durar meses, com variações de mais ou menos de acordo com cada espécie.

Graças a essa ótima memória, os peixes podem armazenar o conhecimento adquirido e até podem aprender alguns truques de um adestrador.

Açúcar deixa as crianças elétricas

Foto por Reprodução

Essa é muito comum e presente em diversas famílias até hoje. Recentes pesquisas cientificas refutam essa crença, argumentando que a grande contribuição que deixa as crianças agitadas é o fato dela estar presente junto a outras crianças.

Veja bem, isso não quer dizer que você pode liberar o doce para seu filho. Mesmo que não seja o real causador da agitação, o açúcar está diretamente ligado a obesidade e consequentemente a hipertensão e diabetes.